27/04/2024 02:05:52

Municípios
09/07/2011 22:15:18

Restaurantes de Penedo poderão oferecer carne de jacaré legalizada


Restaurantes de Penedo poderão oferecer carne de jacaré legalizada
Criatório legalizado de Jcarés em Fernão Velho-Al

Com aquiacontece // fernando vinicius

 

- Garçom, um bacalhau penedense, por favor!

 

- Sinto muito, senhor, mas não temos. A carne é cara e difícil de encontrar...

 

A frustração gerada a partir do diálogo ocorrido em um restaurante de Penedo há cerca de dezoito anos marcou a passagem de turistas na cidade histórica que os recebe novamente, agora como participantes de um projeto que possibilitará a oferta, sem truques na descrição do cardápio, de pratos à base de carne de jacaré nos restaurantes locais.

 

Os clientes que deixaram Penedo sem compartilhar com amigos um delicioso bacalhau penedense, na verdade, um ensopado de jacaré, retornaram esta semana à cidade ribeirinha. Atendendo convite da coordenação do Laboratório de Gestão de Alimentos e Bebidas do curso de Turismo da Ufal, a jornalista Cristina Ruffo e o empresário Silvio Garabuggto, explicaram o que donos de bares e restaurantes devem fazer para comprar carne de jacaré de forma autorizada.

 

Myster Cayman

 

Cristina e Silvio são proprietários do Criatório Mister Cayman, investimento que já tem o único abatedouro para a espécie no Norte/Nordeste e Sudeste do Brasil. A empresa situada em Maceió, na Vila ABC, em Fernão Velho, iniciou a criação em cativeiro de jacaré-de-papo-amarelo (nome popular do Caiman latirostris) depois da frustrada ida ao restaurante em Penedo.

 

Por coincidência, logo depois do retorno para Fernão Velho, residência e endereço dos proprietários da Mister Cayman, o casal foi surpreendido com a localização de três jacarés durante serviço de limpeza na margem da lagoa onde o sítio está situado.

 

“Nós decidimos que não íamos matar os jacarés e improvisamos um lugar para mantê-los. Aí um dos nossos amigos começou a incentivar a idéia de fazer um criatório para produção de couro de jacaré”, relembrou Silvio Garabuggto. Dessa forma, surgia ali o começo de um negócio lucrativo. Hoje, a Mister Cayman é a única empresa do Brasil legalmente autorizada a exportar couro de jacaré-de-papo-amarelo, peças da linha Mr. Krocco.


Abate autorizado em Alagoas

O abate que era realizado na Bahia, onde a produção de carne também era absorvida, já está devidamente autorizado para ocorrer em Alagoas, sendo Penedo escolhida pelo casal como primeiro destino do Estado para oferta da carne com zero de colesterol e gordura nobre, inclusive contendo os três tipos de ômega necessários para o consumo humano.

 

Apesar da prioridade e da disponibilidade dos empresários e da articulação trabalhada com donos de bares e restaurantes de Penedo pela Ufal, apenas quatro representantes do setor estiverem presentes ao encontro realizado na última quarta-feira (06) em uma das salas da unidade de ensino local da universidade federal.

 

Empresário já fez cadastro no Ibama

 

Melhor para quem compareceu, como o empresário Gustavo Lisboa, dono do restaurante Forte Maurício de Nassau (situado ao lado da catedral de Penedo). Ele foi o primeiro a efetivar cadastro no Ibama, através da internet, para se habilitar a adquirir carne de jacaré. O procedimento necessário foi demonstrado por Cristina Ruffo durante o encontro.

 

Com o primeiro passo adiante, Gustavo pretende oferecer mais esse prato em breve. “É uma tradição da culinária penedense que o nosso restaurante vai resgatar sem problemas com a fiscalização”, comentou o empresário.

 

Venda clandestina é problema

 

Os problemas que envolvem a venda clandestina de carne de jacaré foram apontados por Aloísio Castro, sócio de O Portal Restaurante como motivo da ausência do prato no estabelecimento localizado próximo à Grande Rio Veículos, na saída de Penedo para Piaçabuçu. Prestes a completar dez anos de funcionamento, O Portal também pretende ter mais essa opção para oferecer aos clientes.

 

Para facilitar a aquisição da carne de jacaré, foi sugerido que os empresários trabalhem unidos, já que o fornecimento de pequenas quantidades é inviável. Formada a parceria, a cada quinze dias a empresa entrega o produto diretamente ao comprador. Representando o restaurante O Kangaceiro, Jorge da Silva, destacou ainda que a Mister Cayman e a Ufal se prontificaram em colaborar para que os empresários aprendam novas receitas.

 

O funcionário do restaurante situado nas imediações do Loteamento Ouro Verde, à margem da rodovia AL 110, disse que é interessante saber, por exemplo que tipo de vinho é mais adequado para cada prato preparada com carne de jacaré. O bar e restaurante Oratório, instalado na orla ribeirinha de Penedo, também enviou representante ao encontro, mas já havia deixado a reunião no momento da reportagem.

 

Aproximar fornecedor dos empresários

“Esse encontro foi uma tentativa nossa de aproximar o fornecedor dos donos de restaurantes de Penedo para que eles possam oferecer carne de jacaré de forma legalizada”, destacou o professor Rafael Arruda, vice-coordenador do Laboratório Gestão de Alimentos e Bebidas do curso de Turismo da unidade Ufal Penedo.

 

Apesar das ausências, com acerto para contatos posteriores e autorizações para decidir em nome dos empresários que não puderam comparecer, as perspectivas abertas durante a reunião são promissoras e certamente serão melhor percebidas durante o 4º Festival Gastronômico do Baixo São Francisco, evento promovido pela Ufal em Penedo e que este ano está previsto para acontecer em outubro, junto com o Jacaré Ball, torneio de tênis a ser realizado no Penedo Tênis Clube.

 

Jacarezada para mil pessoas

 

Uma das atrações do festival gastronômico já está definida, uma ‘jacarezada’ para mil pessoas. A degustação do super-prato seria mais uma lembranças que o casal de amigos italianos levaria de Penedo, visitantes que conheceram o casario colonial, as igrejas, o “Velho Chico” e outras atrações turísticas de Penedo ao lado de Cristina e Silvio anos atrás, mas foram embora sem experimentar o bacalhau penedense, prato que parece destinado a sumir dos cardápios da cidade. Pelo menos com esse nome.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News