16/04/2024 19:59:57

Justiça
08/07/2011 20:18:09

Justiça Federal acata denúncia e cita 17 pessoas em Ação Civil Pública


Justiça Federal acata denúncia e cita 17 pessoas em Ação Civil Pública
Justiça Federal em Alagoas

Com cadaminuto // teresa cristina

 

A Justiça Federal em Alagoas acatou denúncia proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) e citou 17 pessoas em uma Ação Civil Pública no processo da Operação Guabiru. De acordo a Justiça Federal, a ação é de 2009 e foi remetida à 7ª Vara. Nesses dois anos, os réus foram notificados e tiveram um prazo para apresentar a defesa.

 

A denúncia foi acatada pelo juiz Gustavo de Mendonça Gomes, da 3ª Vara Federal, enquanto estava substituindo Rubens Canuto, titular da 7ª Vara. A Justiça Federal informou ainda que o prazo de dois anos, mesmo paracendo extenso, está previsto em lei, já que como são muitos réus, a notificação e apresentação de defesa de cada um deles levaram tempo.

 

Com a oferta da denúncia, a fase preliminar do processo está encerrada. Os demais réus respondem a processo no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).

 

A Operação Gaubiru

 

Em maio de 2005, agentes da Polícia Federal deflagaram a Operação Gauabiru, em Alagoas. A PF descobriu um esquema de desvio de recursos destinados à merenda escolar. De acordo com a investigação, cerca de 20 milhões foram roubados dos cofres públicos. Foram presos oito prefeitos e quatro ex-prefeitos de vários municípios alagoanos, além de secretários e ex-secretários municipais, empresários e dois gerentes executivos da Caixa Econômica Federal.

 

Cícero Cavalcante, Marcos Paulo Nascimento, Danilo Dâmaso, Paulo Roberto Neno, Neilton Silva, Kaika, José Hermes, Fábio Lira, Jorge Silva Dantas, Fernando Sérgio Lira e José Valter de Azevedo foram alguns dos presos na Operação Guabiru.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 25
Notícias Agora
Google News