25/04/2024 11:18:37

Municípios
08/07/2011 19:54:44

AL ganha novo roteiro turístico: “Caminhos da Liberdade”


AL ganha novo roteiro turístico: “Caminhos da Liberdade”
Cachoeira no municipio de Murici

Com almanaquealagoas // Fonte agência alagoas

 

Alagoas está formatando novo roteiro turístico. Chamado de Caminhos da Liberdade, o convidativo roteiro envolve etnia, cultura, natureza, ecologia, aventura e a observação de aves. O desenvolvimento desse produto tem o apoio do poder público, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e as Secretarias Municipais de Turismo e Meio Ambiente. A primeira reunião de formatação aconteceu nesta quinta-feira (8), na Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, localizada em São José da Laje.

Os municípios que inicialmente farão parte do roteiro são: São José da Laje, Murici, Ibateguara e União dos Palmares. O objetivo é aumentar o leque de opções para o turista que chega ao Estado e ao próprio alagoano, com uma rota ecológica, cultural e rural.

A secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, destacou a importância do turismo como produto de mercado. “Como um produto que está no mercado, o turismo tem que ser planejado e estar impecável, com infraestrutura básica, acesso e segurança, e isso requer tempo para maturação. Nenhum produto se consolida do dia para noite, temos que trabalhar e o nosso papel é articular”, explica. Ela ressaltou, também, que o turismo age como um grande contribuidor para o desenvolvimento econômico do Estado, gerando empregos a custos muito baixos.

Durante o encontro, foram apresentados os atrativos de cada região que fará parte desse roteiro. Um dos destaques é o município de Murici, que conta com observação de aves, considerado um atrativo diferenciado pelos gestores. A Setur-AL apresentou uma prova do material promocional construída já para esse roteiro, com as estratégias de marketing adequadas.

Segundo Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Setur-AL, uma das metas é promover e divulgar esse roteiro nos cruzeiros que chegam na alta temporada. “A alta temporada cruzeirista vai de novembro até março ou abril, e nós queremos fortalecer a divulgação dentro desses cruzeiros para atrair os turistas a uma programação diferente do conhecido sol e praia, que é o nosso destino âncora”, afirma.

Para dar continuidade ao processo de construção e idealização, foi formado um grupo gestor com os representantes de cada município envolvido. Dentro do planejamento turístico, o roteiro Caminhos da Liberdade será um produto inserido no Roteiro da Civilização do Açúcar e no Roteiro da Região dos Quilombos. Para Paulo Kugelmas, a formatação do roteiro veio para agregar valor aos produtos de Alagoas. Outras reuniões serão agendadas com o grupo gestor para encaminhamento das atividades.

Segundo Osvaldo Timóteo, dono de uma Reserva Ecológica que leva o nome dele, todos os que fazem parte do processo estão muito felizes e realizados, porque um sonho está se confirmando.

No final do encontro, depois do almoço regional oferecido pelo anfitrião do local, o senhor Osvaldo Timóteo, a diretora de Produtos, Mell Bezerra, e o coordenador especial, Jair Galvão, ambos, representando o Estado, plantaram uma árvore simbolizando o início do roteiro Caminhos da Liberdade.

No encontro, estavam presentes:representantes do Estado, através da Setur-AL, representantes das Secretaria Municipais de Turismo e Meio Ambiente, de agências de turismo e do Grupo de Receptivos de Alagoas.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News