19/04/2024 12:41:21

Municípios
08/07/2011 15:21:27

Começa hoje o julgamento de padres acusados de pedofilia


Começa hoje o julgamento de padres acusados de pedofilia
Padres são acusados de pedofilia

Com gazetaweb // janaina ribeiro e wanessa oliveira

 

Os monsenhores Luiz Marques Barbosa e Raimundo Gomes e o padre Edílson Duarte já estão sentados no banco dos réus. Os três sacerdotes da cidade de Arapiraca, região do Agreste alagoano, são acusados da prática do crime de pedofilia contra três ex-coroinhas que frequentavam as igrejas comandadas por eles. O julgamento deverá se estender por todo o dia de hoje e o juiz responsável pelo caso acredita que anuncia o resultado em até cinco dias. A denúncia contra os sacerdotes foi apresentada à Justiça pelo Ministério Público Estadual e está tramitando na 8ª Vara Criminal. Todavia, o julgamento ocorre nas dependências do Vara da Infância e da Juventude de Arapiraca e à portas fechadas.

O primeiro depoimento prestado foi de Fabiano Silva Ferreira. Hoje, com 21 anos, ele foi o adolescente filmado numa cena de sexo com o monsenhor Luiz Marques Barbosa. À Justiça, ele manteve a versão de que teria sido assediado, desde criança, pelo sacerdote, quando ainda era coroinha da igreja São José, uma das mais tradicionais da cidade. “Eu confirmei tudo o que há havia dito, mas sei que é difícil falar a verdade numa cidade como Arapiraca, presa aos costumes e lugar onde as pessoas têm medo de se expor. Falei ao juiz que fui explorado sexualmente desde os meus 12 anos e disse também que muitos outros jovens, quando crainças, também foram vítimas do monsenhor”, disse ele com exclusividade à Gazetaweb .

De acordo com o juiz João Luiz de Azevedo Lessa, Anderson Farias e Cícero Flávio Vieira, os outros dois ex-coroinhas que também acusam religiosos do crime de pedofilia, serão ouvidos na sequência. Depois, haverá os depoimentos dos três sacerdotes acusados. As mais de 16 testemunhas também serão ouvidas pelo magistrado. O julgamento será encerrado pelo debate entre a promotoria e o assistente de acusação e o advogado de defesa dos monsenhores e do padre.

O magistrado informou que, se forem considerados culpados, Luiz Marques Barbosa, Raimundo Gomes e Edílson Duarte podem ser condenados a até sete anos de prisão,mais pagamento de multa, com base na lei nº 8.069.

Tiago Mota, advogado do padre Edílson Duarte, garantiu que vai provar a inocência do seu cliente: “Vamos conseguir mostrar que ele não cometeu crime algum. Para isso, temos oito testemunhas de defesa. O padre foi orientado a só falar a verdade e isso significa dizer que ele vai reafirmar que é inocente. Além disso, é preciso que fique claro que do qual ele é acusado é bem diferente de ato sexual consensual”, defendeu.

Relambrando o caso

Um vídeo que mostra imagens do monsenhor Luiz Marques Barbosa, de 82 anos, mantendo relações sexuais com um jovem identificado como Fabiano Ferreira, divulgado em um programa da TV aberta brasileira, foi o início de um verdadeiro escândalo que deixou a população arapiraquense estupefata. A reportagem foi ao ar em março do ano passado.

A imagem exibe o monsenhor Luís Marques sem roupa e com Fabiano Ferreira na cama. Na matéria que foi ao ar, além da cena de sexo, os ex-coroinhas Fabiano, Flávio e Anderson foram entrevistados e reafirmaram ter sido explorados sexualmente desde crianças. Um garoto de 11 anos também denunciara o assédio na mesma reportagem.

Num dos trechos da matéria, Fabiano chegou a dizer que o relacionamento com o monsenhor teve duração de oito anos. Ele também afirmara que, durante as celebrações religiosas, quando do momento do desejo da ‘paz de Cristo’ entre os fiéis, Luiz Marques se aproveitava para abraçá-lo e fazer declarações de amor em seus ouvidos. O sacerdote também teria feito atos atos obscenos no altar.

Ainda segundo o ex-coroinha, o envolvimento teve início quando o religioso começou a dizer que ‘tinha medo de dormir sozinho’. A mãe do jovem, diante do apelo do monsenhor para que seu filho o acompanhasse nas noites em casa, permitiu que Fabiano passasse a dormir na residência do sacerdote. Em pouco tempo, Luiz Marques teria assediado Fabiano, à época, com 12 anos. A relação teria começado com sexo oral.

O escândalo ganhou repercussão internacional após ser explorado pela mídia brasileira. Os três foram afastados das atividades sacerdotais pelo bispo Dom Valério Brêda e até o Vaticano se pronunciou oficialmente sobre as denúncias. Em 16 de março do ano passado, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, reafirmou o afastamento dos religiosos. “Eles já foram suspensos de suas competências eclesiásticas e estão no centro de um processo canônico por suspeita de pedofilia”, declarou ele na ocasião.

Apesar das denúncias, os advogados dos três religiosos alegam que os seus clientes são inocentes. A defesa do monsenhor Luiz Marques mantém a alegação de que o religioso sofreu um processo de extorsão por parte dos ex-coroinhas e que o vídeo só foi divulgado porque os jovens não teriam conseguido dinheiro.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 30
Notícias Agora
Google News