01/05/2024 18:43:55

Municípios
08/07/2011 08:30:39

Tororó do Rojão morre aos 75 anos em Maceió


Tororó do Rojão morre aos 75 anos em Maceió
Tororó do Rojão morreu em Maceió

Com tudonahora //

 

Alagoas perdeu, na noite da última quinta-feira (07), um dos grandes ícones da cultura local. O cantor de forró Manoel Apolinário da Silva, conhecido como Tororó do Rojão, de 75 anos, morreu em consequência de uma infecção generalizada. Ele estava internado na UTI neurológica da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, desde o dia 04 de junho quando foi internado às pressas com um quadro de aneurisma cerebral.

 

De acordo com a direção da Santa Casa de Misericórdia, o quadro de saúde do cantor piorou e ele foi acometido por uma infecção respiratória, quadro que evoluiu para uma infecção generalizada. na noite desta quinta, Tororó não resistiu morreu.

 

Tororó do Rojão conquistou os alagoanos com seu talento musical. Por onde passava, deixava sua marca como um mito da cultura popular da cultura alagoana.

 

Do garoto de Matriz do Camaragibe ao forrozeiro bamba

 

Manuel Apolinário da Silva, o Tororó do Rojão, 75 anos, quatro discos gravados (dois LPs de vinil e dois CDs), tem uma longa história na música nordestina.

 

Ele nasceu em Matriz do Camaragibe, região norte de Alagoas, e perdeu o pai cedo, entre os 8 e 9 anos. Ele e a mãe, Maria, trabalhavam em uma usina da região, limpando cana, botando na esteira para moer. Sempre teve paixão pelo futebol, desde menino. Foi trazido para Maceió por uma senhora que se tornou sua segunda mãe, Dona Nadir Pantaleão. A separação da mãe foi dura, mas o pequeno Manoel queria ver o mundo.

 

Em Maceió, alfabetizou-se e deu adeus à escola no quarto ano. Gostava mesmo era de jogar futebol. A música entrou na sua vida também cedo, escutando a mãe Maria cantar coco na cidade natal. Depois de algum tempo morando em Maceió com Dona Nadir, trouxe a mãe, que estava em situação de pobreza em Matriz. Dona Nadir alugou uma casa para os dois viverem.

 

Em sua trajetória, Tororó foi parceiro-irmão de Jacinto Silva, personagem importante na sua história. Também foi zabumbeiro de Luiz Gonzaga e até motorista do grande Rei do Baião. O artista se apresentou em tanto lugar por esse Brasil afora que nem lembra mais por onde passou.


 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 3
Notícias Agora
Google News