25/04/2024 17:38:00

Justiça
07/07/2011 19:58:43

Último médico-perito preso na operação CID-F será liberado, decide Justiça


Último médico-perito preso na operação CID-F será liberado, decide Justiça
PF Superintendencia em Maceió

Com cadaminuto // jhonatas maresia

 

Com base na Lei 12403/2011, o juiz federal Rosmar Cavalcante de Alencar concedeu liberdade ao médico-perito do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) Fabiano França. O médico está preso há quase um mês, acusado de participar de um esquema fraudulento no órgão revelado pela Operação CID-F, deflagrada pela Polícia Federal. O magistrado "trocou" a prisão de França por medidas cautelares.

 

O advogado de França, José Fragoso, relatou, em entrevista ao Cadaminuto, que tomou conhecimento da decisão no final da tarde desta quinta-feira (07) e que as medidas cautelares aplicadas foram o pagamento de fiança no valor de cerca de R$ 5 mil, distanciamento dos outros envolvidos na operação e se manter afastado da função pública.

 

Dos três médicos presos na operação, França era o único que permanecia detido na carceragem da Polícia Federal. Ele será liberado nesta sexta-feira(08).

 

A operação

 

A Operação CID-F foi deflagrada na manhã do dia 14 de junho por agentes da Polícia Federal. Durante a ação foram cumpridos mandados de prisão preventiva e de prisão temporária, mandados de condução coercitiva (quando a pessoa é levada para prestar esclarecidos contra sua vontade) e 25 de busca e apreensão. Vinte e quatro pessoas, entre médicos-peritos, beneficiários, servidores do INSS e contadores, foram presas. A quadrilha, de acordo com a PF, foi responsável por uma fraude no INSS, que gerou um prejuízo ao órgão de R$ 12 milhões.

 

A operação recebeu o nome CID-F (Classificação Internacional de Doença) em alusão à nomenclatura do código usado pelos médicos para descrever no prontuário de licença qual a doença do paciente.

 

O esquema

 

As investigações começaram em 2010 e correm em segredo de justiça mas, segundo a Polícia, a fraude acontece no INSS desde 2007. A descoberta aconteceu após denúncias que partiram de servidores do órgão. Com a comprovação das denúncias, os agentes da PF conseguiram comprovar os fatos e chegar até os chefes da quadrilha e todos os integrantes.

 

A Polícia Federal constatou que contadores criavam empresas fantasmas para criar vínculos empregatícios e desta forma conseguir os benefícios dos supostos funcionários junto ao INSS.

Após a criação da empresa fantasma, os contadores mantinham contato com os servidores do órgão para conseguir os benefícios como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Os médicos integravam a quadrilha, pois eram responsáveis pelos laudos periciais que comprovava os problemas dos beneficiários para serem favorecidos.

 

Para que os supostos funcionários conseguissem atendimento com os médicos-peritos integrantes da quadrilha, o esquema burlava os procedimentos até que as remarcações pudessem coincidir com peritos da fraude.




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News