24/04/2024 12:25:52

Utilidade Pública
07/07/2011 19:25:00

Hemoal precisa de sangue O negativo


Hemoal precisa de sangue O negativo
Ilustração

Com gazetaweb // Fonte ascom hemoal

 

A demanda de transfusões durante esta semana deixou o estoque do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) sem nenhuma bolsa de sangue O Negativo. A direção da unidade divulgou, nesta quinta-feira, um apelo à população para que possa se candidatar à doação, pois a tipagem O Negativa pode ser utilizada por qualquer paciente, por ser doador universal.

Mas a redução do estoque de sangue atinge todas as tipagens sanguíneas, já que até ás 12 horas desta quinta-feira (7) o estoque possuía apenas 119 bolsas, quando seriam necessárias no mínimo 300. Uma situação que pode comprometer o atendimento à população e, por isso, apenas as doações podem mudar esta realidade.

O Hemoal está localizada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE). O órgão funciona das 7h às 18h de segunda a sexta-feira e, aos sábados, das 8h às 12h. No interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona das 8h às 18h, na rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca.

Critérios para doação – Para se candidatar à doação, o voluntário deve ter idade no mínimo 16 anos de idade, no mínimo 50 kg e comparecer ao local de doação portando um documento de identificação com foto. Segundo especificação do Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.

É indispensável, ainda, que o voluntário compareça ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado e, em se tratando das gestantes e lactante, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News