25/04/2024 09:15:51

06/07/2011 11:50:26

Um ano após a enchente de 2010 comunidade de Munguba distrito de Santana do Mundaú isolada do mundo espera conclusão de ponte


Um ano após a enchente de 2010 comunidade de Munguba distrito de Santana do Mundaú isolada do mundo espera conclusão de ponte
'Ponte Nova' em Santana do Mundaú

antonio aragão //

Continua em ritmo bastante lento os trabalhos de recuperação da ponte sobre o Rio Mundaú na Al-205 (proximidades que Santana do Mundaú) que interliga o município ao distrito de Munguba, deixando isolados a população estimada em quase cinco mil pessoas e uma extensa região produtora de laranjas e de bananas, obstruindo inclusive a prestação de serviços medicos a exemplo de remoção de enfermos em ambulâncias e a presença do PSF já que no verão existe uma estrada alternativa, mas atualmente se encontra em péssimo estado face ao rigoroso inverno que se abate sobre a região.

Após várias denuncias, no dia de ontem, a reportagem deste noticioso pôde constatar que a comunidade ainda está usando uma antiga jangada para a travessia do rio, isto quando o nível da água permite. Relacionado à construção, um conhecido mestre de obras da região que estava no local disse que enxergava dois problemas: o primeiro, a passarela é muito estreita nos dois lados, e o segundo – este o mais grave – a ferragem do elevado (no seu entender) devia se estender mais, evitando que a água novamente carregasse as “cabeças” da ponte.

O vigilante da obra – que não tem placa anunciando a data prevista para a conclusão tampouco quanto será gasto – pouco soube acrescentar ao que os populares dizem. “Eles vêm, trabalham uma semana, dizem que voltam na segunda, aí passam um mês parado” disse um popular. O proprietário de um caminhão da região que serve para o transporte de laranjas, revoltado, disse: “o pior é que o governo mostra todo dia na imprensa uma pista recuperada em outra região, enquanto uma obra dessas, de grande valor inclusive para a sobrevivência das pessoas está praticamente abandonada. Era melhor que não tivessem iludindo o povo” concluiu o popular.

No local, logo após a cheia de junho e 2010, o Exercito já tentou construir uma ponte de metal, mas logo desistiu pelo fato de ter entendido ser o projeto inviável pelo peso dos veículos que vão circular pela ponte, conhecida como “Ponte Nova”


Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News