20/04/2024 11:26:20

Municípios
06/07/2011 10:01:57

Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira terá leilões e torneio leiteiro


Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira terá leilões e torneio leiteiro
Ilustração

Com primeiraedição //

 

A 34ª edição da Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira está confirmada para o mês de setembro, no Parque Mair Amaral, no município de Batalha. Este ano, de acordo com a comissão gestora, o evento terá um caráter mais técnico e profissional, com maior organização e, assim, mais valorização da pecuária local.

 

Segundo membros da comissão gestora, formada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Prefeitura de Batalha e Sindicato dos Produtores de Leite do Estado de Alagoas (Sindleite), este ano haverá uma “retomada” da Exposição.

“Queremos tornar o evento mais profissional e mais técnico. Isso vai ser bom para o criador e para o agricultor familiar, afinal, a Exposição só existe por vontade deles. Nosso empenho é para valorizar ainda mais a pecuária alagoana, que é referência para o Nordeste”, frisou o secretário Adjunto de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.

Segundo Rodrigo Loureiro, diretor da ACA, há o interesse em realizar alguns leilões durante a Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira, envolvendo bovinos, equinos e ovinos. “Queremos que o encerramento do evento seja marcado por um grande leilão, de alto nível, mas ainda estamos na fase de planejamento”, destacou.

Mas a comissão gestora avisou que já está garantido o torneio leiteiro, com duas modalidades: uma para o agricultor familiar e outra para grandes criadores. “Em outras edições, já comprovamos que os animais do agricultor familiar produzem praticamente a mesma quantidade de leite que os animais dos grandes criadores. Isso por conta da genética de alto nível”, lembrou o secretário de Estado Adjunto.

Investimentos

 

Ao contrário das bacias de outros Estados, que ficam nas Regiões Agreste ou Zona da Mata, a Bacia Leiteira de Alagoas fica no Sertão, uma região de semiárido, e reúne 11 municípios.

Em breve, a região vai dispor de um Centro de Referência em Reprodução Animal, que inclui um Hospital Veterinário. As obras já foram iniciadas, no município de Batalha, e o hospital deverá ficar pronto até a abertura da Exposição Agropecuária, em setembro.

A bovinocultura leiteira em Alagoas gera cerca de 125 mil empregos diretos, com uma produção de aproximadamente 700 mil litros de leite por dia, sem período de entressafra. “É a nossa segunda atividade agropecuária em peso econômico, só perdendo para o setor canavieiro”, citou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

“Em toda a região também desenvolvemos ações do Programa Alagoas Mais Leite, que incluem gestão da unidade produtiva, nutrição adequada, melhoramento genético constante e qualidade do leite. Vamos também iniciar a capacitação dos agricultores incluídos no programa, que terão assistência técnica específica”, explicou o secretário Jorge Dantas.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 34
Notícias Agora
Google News