26/04/2024 21:16:03

Municípios
05/07/2011 22:50:02

Alagoas já tem 12 municípios com epidemia de dengue, informa Sesau


Alagoas já tem 12 municípios com epidemia de dengue, informa Sesau
Ilustração

Com tudonahora // Fonte ascom sesau-al

 

O número de municípios com epidemia de dengue aumentou 20%, segundo novo boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Com o ingresso de Paripueira e Penedo, agora são 12 que apresentaram taxa de incidência superior a 300 casos notificados para cada 100 mil habitantes.

 

Em comparação com os seis primeiros meses de 2010 - quando foram notificados 31.154 casos - Alagoas conseguiu reduzir o índice de dengue em 81% - este ano foram 7.062 casos no mesmo período. 

 

Diante desta realidade, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, alerta os gestores para que continuem vigilantes no combate à dengue. De acordo com ele, toda a estrutura técnica da pasta está à disposição dos municípios para auxiliá-los no combate ao mosquito, Aedes aegypti, que é transmissor da doença.

 

“A redução dos casos de Dengue em Alagoas mostra que as ações desenvolvidas em parceria com os municípios foram importantes. No entanto, mais dois municípios passaram a vivenciar situação epidêmica na última semana e, por isso, a mobilização junto à população deve aumentar, sempre em parceria com a Sesau”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde.

 

Para combater o aumento dos casos de Dengue no Estado, Alexandre Toledo recomenda que a população deve seguir todas as medidas para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito. 

 

 “Para isso é necessário manter bem tampado os recipientes de água, remover folhas, galhos e tudo que possa impedi-la de correr pelas calhas. Também é importante fechar bem o saco de lixo, deixando-o fora do alcance de animais e não permitir que se acumule água sobre as lajes das residências”, informou.  Ele lembrou também que essas informações parecem ser repetitivas, mas fazem a dferença no enfrentamento do problema.

 

O titular da pasta da Saúde voltou a ressaltar que, ao sentir os primeiros sintomas da Dengue, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde, para que receba atendimento, evitando que a doença não se agrave e o leve a óbito. Os principais sintomas da doença são febre alta, entre 39° e 40°C, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, manchas vermelhas na pele e dor abdominal.

Municípios em epidemia:

 

- Paripueira
- Penedo
- Colônia de Leopoldina
- Belém
- Porto Calvo
- Estrela de Alagoas
- Maragogi
- Marechal Deodoro
- Arapiraca
- Palmeira dos Índios
- Rio Largo
- Teotonio Vilela


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News