28/03/2024 13:27:51

Municípios
02/07/2011 01:49:29

Cidade do Sertão alagoano registra surto de coqueluche


Cidade do Sertão alagoano registra surto de coqueluche
Ilustração

Com ojornal-al // Com Sucursal

 

A cidade de Jaramataia foi atingida por um surto de Coqueluche, uma doença infecciosa altamente contagiosa que atinge o trato respiratório e causa intensa bronquite. Até ontem, 44 pessoas foram internadas, sendo que 20 foram confirmados como casos da Coqueluche, número considerado elevado, com base no número de habitantes.

 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Doenças Imunopreviníveis, Claudeane Nascimento dos Santos, é comum as pessoas leigas confundirem Coqueluche com uma virose ou uma gripe. “Ela é caracterizada por uma tosse mais prolongada e seca, além do chamado guincho respiratório, além de febre não elevada”, explicou a coordenadora.

 

A maioria dos casos em Jaramataia foi registrado em crianças de um a quatro anos. A única forma de tratamento é a vacinal. “Além disso, recomendamos que, após a confirmação da doença, a pessoa seja isolada, pois a transmissão acontece através da saliva e só para de acontecer dois dias quando o tratamento, a base de remédios, é finalizado”, frisou Claudeane.

 

Após o surto, que pegou de surpresa a equipe da secretaria municipal de saúde, houve uma verdadeira mobilização para conter o avanço da Coqueluche. “Realizamos o bloqueio vacinal em toda a cidade e promovemos a capacitação dos nossos profissionais da Atenção Básica. Também renovamos a estoque de comprimidos e remédios”, explicou.

 

O período de incubação é de seis a vinte e um dias. As complicações mais frequentes incluem convulsões, pneumonias, encefalopatias e morte. A taxa de mortalidade é mais elevada até o segundo mês de vida diminuindo gradativamente até um ano de idade. Na maioria dos casos o diagnóstico é baseado em evidências clínicas.

 

Uma equipe do Ministério da Saúde já iniciou um levantamento para saber as reais causas do surto de Coqueluche no município. “Só após a conclusão dessa pesquisa nós poderemos adotar outras medidas aqui na cidade”, concluiu Claudeane Nacimento.


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News