25/04/2024 14:05:10

Saúde
02/07/2011 01:16:12

Doenças respiratórias: atenção aos ambientes climatizados


Doenças respiratórias: atenção aos ambientes climatizados
Ilustração

Com alagoas24horas // danielle oliveira

 

A proliferação de doenças respiratórias durante o inverno é uma preocupação de especialistas de todo o país. Nesta época do ano é comum o aumento do número de atendimentos em clínicas, hospitais e unidades de saúde, principalmente de idosos e crianças, considerados grupos mais suscetíveis as doenças.

Segundo especialistas, existem três tipos de doenças respiratórias (doenças alérgicas, doenças crônicas de pulmão e as infecções respiratórias), mas existem inúmeras razões para que elas se intensifiquem nesse período, a exemplo do ar mais seco, o ambiente mais frio, maior aglomeração de pessoas e a poluição de ambientes.

Partindo da premissa de que o frio resulta na aglomeração de pessoas em ambientes fechados, conclui-se que os vírus e bactérias se espalham com mais facilidade resultando na disseminação dessas doenças.

No entanto, um fator que merece atenção nesse contexto é a limpeza de ambientes, principalmente os climatizados. Fungos e bactérias se acumulam em condicionadores de ar e se proliferam no ambiente. Para quem possui o equipamento em casa ou no ambiente de trabalho a recomendação é procurar um técnico especializado para realizar uma limpeza da parte interna do aparelho a cada três meses. É importante ressaltar também a necessidade da limpeza semanal do filtro de ar para ficar longe dos riscos.

Algumas das dicas dos especialistas é que além da higiene do ar-condicionado é importante não abusar da temperatura. O ideal é manter o aparelho em temperaturas consideradas razoáveis, entre 20º e 22ºC. Abaixo disso, o corpo pode começar a sentir um desconforto e o ar frio favorece a proliferação de vírus causadores de gripes e resfriados.

Fique alerta quanto aos riscos causados pela mudança brusca de temperatura relacionada ao ar-condicionado, um problema muito comum no ambiente de trabalho. Passar muito tempo em um ambiente refrigerado exige que o corpo trabalhe em um ritmo mais intenso, imagine se o ambiente também está repleto de agentes poluentes.

Outra recomendação de como usar o ar-condicionado corretamente é deixar uma bacia com água no local onde ele permanece ligado por muito tempo para umedecer o ambiente



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News