25/04/2024 05:48:03

Esportes
30/06/2011 19:34:29

Alagoas apresenta um dos maiores indicies de morte por diabetes nos últimos cinco anos


Alagoas apresenta um dos maiores indicies de morte por diabetes nos últimos cinco anos
Ilustração

Com alagoasemtemporeal // sidléia vasconcelos

 

Falta de exercícios físicos e péssimos hábitos alimentares são fatores que tem contribuído significamente para os casos de diabetes no mundo inteiro. São atitudes simples que, se não aplicadas, podem trazer serias conseqüências na saúde. Os números de casos tem crescido assombrosamente. E em Alagoas não está sendo diferente; o estado apresenta um dos maiores índices de mortes por diabete no país, segundo uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde entre os anos de 1996 a 2007. Ficando na frente de estados como São Paulo.

Segundo especialistas, muitas pessoas com diabetes tipo1 têm vidas longas e saudáveis, mas sem tratamento adequado podem sofrer graves complicações, como perda da visão e amputação de membros.

Dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) - referentes a 2007 -, apontam que Alagoas lidera o ranking nacional de óbitos por diabetes, apresentando uma média de 56 mortes para cada 100 mil habitantes. Já no Brasil essa média é de 33 por 100 mil habitantes.

Estudos comprovam que a cada 10 segundos uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes; nesse mesmo intervalo de tempo, duas pessoas desenvolvem diabetes; sendo esta a quarta maior causa mundial de morte por doença.

Estima-se que até 2025, os países desenvolvidos apresentarão o maior número de casos de diabetes.

Dados

Em 2007, os cinco países com os maiores números de pessoas com diabetes foram: Índia (40,9 milhões), China (39,8 milhões), Estados Unidos (19,2 milhões), Rússia (9,6 milhões) e Alemanha (7,4 milhões).

Estima-se que anualmente, 7 milhões de pessoas desenvolvem a doença, e cerca de 3,8 milhões das mortes que acontecem no mundo estão relacionadas a diabetes; número maior de mortes provenientes de doenças cardiovasculares pioradas por desordens lipídicas relacionadas ao diabetes e por hipertensão.

Doença

A diabetes é uma quantidade de açúcar no sangue acima do que seria normalmente esperado. Vale lembrar que caracteriza a diabetes, o resultado maior ou igual a 126 mg/dl com o exame sendo realizado após 8h de jejum.

Diabetes infantil

Nas crianças, a doença se manifesta de repente. Os principais sintomas são muita sede, urina em excesso, perda de peso sem explicação e fome excessiva. Ela surge quando o organismo deixa de produzir insulina ou produz apenas uma quantidade pequena, por isso é preciso tomar insulina para viver e se manter saudável.

“As altas taxas de glicose acumuladas no sangue podem, com o passar do tempo, afetar os olhos, rins, nervos e coração”, afirmou Paula Campos.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News