26/04/2024 19:49:36

Saúde
30/06/2011 19:22:10

Produtos dietéticos podem causar aumento de peso


Produtos dietéticos podem causar aumento de peso
Ilustração

Com ojornal-al // Fonte terra

 

Pesquisadores da Universidade do Texas e do Centro de Ciência Médica de San Antonio (EUA) descobriram que os refrigerantes dietéticos, apesar do sabor doce e da falta de calorias, podem ajudar a aumentar o peso de quem os consome.

 

O estudo foi apresentado em uma conferência da Associação Americana de Diabetes após acompanhar 474 voluntários durante 20 anos. Segundo os pesquisadores, aqueles que ingeriam duas ou mais latas da bebida dietética por dia mostraram um aumento de 500% na circunferência abdominal quando comparados aos que nunca consumiam a bebida ou preferiam a versão convencional.

 

O estudo ainda precisa de pesquisas complementares, mas os cientistas acreditam que o adoçante artificial pode abrir o apetite, induzindo a pessoa a comer mais. Além disso, um outro estudo apresentado na conferência indicou que o aspartame (adoçante artificial usado para dar o sabor doce à maioria dos refrigerantes dietéticos) elevaria o nível de glicose no sangue de camundongos propensos a sofrer de diabetes.

 

O assustador é que a prática de exercícios, a classe social, o nível educacional e o fato de ser ou não fumante não causaram quaisquer alterações no resultado da pesquisa. A professora Helen Hazuda, que conduziu a pesquisa, disse que as pessoas precisam saber dos perigos que os produtos dietéticos oferecem à saúde: “eles podem ser livres de calorias, mas não de consequências”.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News