28/03/2024 18:54:44

Geral
30/06/2011 18:37:19

Festival de Inverno de Garanhuns divulga programação; confira


Festival de Inverno de Garanhuns divulga programação; confira
Artistas do Festival de Inverno de Garanhuns

Com tudonahora // Fonte NE10

 

Pato Fu, Frejat, Nando Reis, Otto, Luiza Possi, Marina Lima, Nação Zumbi e Alceu Valença são algumas das atrações da 21ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece entre os dias 14 e 23 de julho, no Agreste do Estado. A programação e as novidades do festival deste ano foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (30), em entrevista coletiva à imprensa. Mais de 250 artistas locais e nacionais irão participar do evento, que recebeu um investimento de R$ 14,2 milhões.

O cantor, compositor, poeta e artista plástico Lula Côrtes, falecido neste ano, é o homenageado do FIG 2011. "Estou muito feliz. O meu pai já participou diversas vezes deste festival, que tem uma proposta coerente com o seu trabalho, pois abrange não só a música como a literatura e as artes plásticas", disse o filho do artista, Neno Cortês, que participou da coletiva.  

A abertura do festival, no dia 14 de julho, será marcada por tributo a Lula Côrtes. O show contará com a participação de 14 artistas que fizeram parte da trajetória do homenageado, como Zé da Flauta, Lailson, Don Tronxo, Ortinho, Tito Lívio e Roger de Renor, que serão acompanhados pelas bandas Má Companhia e Triângulo do Poder.

Na mesma noite, o músico Alceu Valença sobe ao palco para apresentar o show Vivo!, que alinha o rock aos sons nordestinos. O show, que fez sucesso em 1976, foi apresentado no último mês de março, em São Paulo, com a participação especial de Lula Côrtes, no que foi sua última aparição pública.  

Além do Tributo a Lula Côrtes e o show de Alceu, a primeira noite do FIG 2011 contará com Lucyole Maranhão e Geraldo Azevedo, no Palco Guadalajara (principal do evento). No domingo (15), se apresentam Rogério e os Cabra,  a Orquestra Contemporânea de Olinda, Otto e Frejat.

Como acontece todos os anos, o Festival de Garanhuns busca agradar diferentes públicos, os mais românticos (Adilson Ramos e Fafá de Belé), os forrozeiros (Josildo Sá e Mourinha do Forró), os alternativos (Mundo Livre S/A e Nação Zumbi) e os admiradores dos ritmos pernambucanos (Spok Frevo Orquestra, Elba Ramalho e Maestro Ademir Aaraújo), do samba (Beth Carvalho e Jorge Aragão), e da MPB (Seu Jorge, Luiza Possi, Marina Lima), entre outros. 

Segundo o secretário de Cultura do Estado, Fernando Duarte, a seleção da programação foi feita por edital  nacional, com a inscrição dos artistas para todos os segmentos do fetival (música, artes plásticas, literatura, etc). "A comissão levou em consideração questões como a representatividade do artista", disse o secretário. Dos 254 artistas contratados pelo Estado, 181 foram selecionados pelo edital e 40 (18%) foram convidados diretamente pela produção do evento. Os artistas contratados pela prefeitura de Garanhuns participaram de outro edital.

NOVIDADES - Além das Praça Guadalajara, Euclides Dourado e Ruber Van der Linden (Pau Pombo) e dos polos de cultura, o FIG estará presente em vários pontos da cidade. Entre as novidades está o Caminhão da Cultura. Trata-se de um palco móvel que levará para os bairros apresentações musicais, de artes e literatura.

Durante os dez dias de festival, os moradores e turistas também poderão receber uma visita inusitada em suas casas ou nos hotéis. Por meio do projeto Dupla da Palavra, poetas percorrerão as ruas para recitar poesias e trechos de contos.

 

» Confira a programação completa do evento
» Veja os polos do 21º Festival de Garanhuns

» Atrações do palco Guadalajara:

 

14 de julho
Tributo Lula Côrtes (Triângulo do Poder, Má Companhia e convidados)
Geraldo Azevedo
Alceu Valença

‎15 de julho
Rogério e os Cabra
Orquestra Contemporânea de Olinda
Otto
Frejat
Nando Reis

16 de julho
Muendas
Pato Fu
Orchestra Santa Massa
Bebel
Gilberto
+ atração nacional em negociação

‎17 de julho
Mourinha do Forró
Bongar
Josildo Sá
Marina Lima

18 de julho
Paulinho Groove
Zé Cafofinho e suas correntes
Adilson Ramos
Fafá de Belém

‎19 de julho
Lux Time
Rogerman
Maestro Ademir Araújo
Spok Frevo Orquestra
Elba Ramalho

‎20 de julho
Lucas Notaro
Daúde
Nelson Sargento
Roberta Sá
Margareth Menezes

21 de julho
Karla Rafaella
Karina Buhr
Luiza Possi
Seu Jorge

22 de julho
Alexandre Revoredo
Mesa de Samba Autoral
Beth Carvalho
Jorge Aragão
Unidos da Tijuca

‎23 de julho
Instinct Noise
Siba
Mundo livre s/a
Nação Zumbi




 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News