25/04/2024 03:33:40

Economia
30/06/2011 10:02:18

Prazo para saque do abono salarial termina nesta quinta-feira


Prazo para saque do abono salarial termina nesta quinta-feira
Ilustração

Com primeiraedição // Fonte bom dia brasil

 

O prazo para saque do abono salarial termina nesta quinta-feira (30), de acordo com a Caixa Econômica Federal. Tem direito ao abono salarial o trabalhador que foi cadastrado no PIS ou PASEP até 2005, trabalhou no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2009, com carteira de trabalho assinada por empresa e recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais.

 

A empresa deve ter informado corretamente os dados dos trabalhadores ao Ministério do Trabalho, na RAIS do ano-base 2009. Os trabalhadores podem retirar o abono salarial com o Cartão do Cidadão e senha nas máquinas de autoatendimento da Caixa e casas lotéricas.

Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar uma agência da Caixa levando documento de identidade e comprovante de inscrição no PIS. O abono salarial corresponde ao valor de um salário mínimo (R$ 545,00).

 

O abono salarial é pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e a gestão do programa é feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Já os rendimentos do PIS são pagos com recursos do Fundo de Participação do PIS/Pasep. Os abonos não sacados pelos trabalhadores retornam ao Ministério do Trabalho (Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT).

Não têm direito ao abono salarial os trabalhadores urbanos ou rurais vinculados a empregador pessoa física, diretor sem vínculo empregatício (mesmo que a empresa seja optante pelo FGTS), empregado doméstico e menor aprendiz. Mais informações estão no site oficial da Caixa.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News