27/04/2024 01:41:30

Alagoas
27/06/2011 11:27:05

Alagoas terá a primeira união homoafetiva


Alagoas terá a primeira união homoafetiva
Ilustração

Com primeiraedicao // railton teixeira

 

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e a realização da 15ª edição da Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travesti e Transexuais), que reuniu mais de quatro milhões de aderentes e simpatizantes, O Grupo Gay de Alagoas (GGAL) conversou com o Primeira Edição e relatou que a primeira união homoafetiva em Alagoas será realizada em novembro.

 

Depois da decisão do STF, no estado não houve nenhuma recusa dos cartórios e de acordo com Josenildo Correia, presidente do GGAL, já foram registrados em outros estados, mas em Alagoas ainda não, porém até o presente momento nenhum casal ainda quis oficializar o relacionamento.

 

Segundo ele, a união homoafetiva se dá no âmbito de uma cerimônia civil, oficializada perante a um juiz, recebendo o nome de união estável, e não nos trâmites religiosos. “As igrejas realizam um casamento com as bênçãos de Deus, nós queremos apenas que os nossos direitos sejam resguardados e que sejam perante a lei. Que também sejamos vistos como uma família. Por isso é que queremos e iremos aos cartórios”.

 

A reportagem do Primeira Edição contactou o casal que oficializará a união em novembro e de acordo com eles, antes da decisão, reconhecer os direitos era um problema que em muitos dos casos era necessário entrar na justiça para fazer prevalecer alguns direitos básicos.

 

Dino Alves que convive com Bruno Constantino há aproximadamente um ano, reconhece que a sociedade não os viam como uma família. “Agora depois desta decisão e da mobilização de todos seremos visto como uma família, um casal que apenas quer ser feliz, que sejamos respeitados e que apenas sejamos vistos como duas pessoas e não dois animais”, relatou Dino Alves.

 

Ele relatou também que antes da decisão do STF, um casal foi impedido de oficializar a união. De acordo com ele, o impedimento ocorreu em um cartório na cidade de Santa Luzia do Norte (27 km de Maceió). “Recusaram a união porque o meu amigo é travesti, agora ele poderá, sem muito alarde, se unir com o seu amor, pois não somos filhos de chocadeira”.

 

Eles se preparam para oficializar a união em novembro. “Como também merecemos ser feliz, estamos nos programando para passar a lua de mel na Europa”, concluiu. 

 


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News