20/04/2024 00:18:05

Saúde
27/06/2011 08:16:03

Dia internacional contra o tráfico será marcado por atividades no Centro


Dia internacional contra o tráfico será marcado por atividades no Centro
Divulgação

Com tudonahora //

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Gerência do Núcleo de Saúde Mental (Gensam), realizará na próxima terça-feira (28), das 9hs às 16hs, no Calçadão do Comércio, uma série de atividades educativas e preventivas integradas com outros órgãos e programas, para marcar o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, comemorado em 27 de junho.
 
O objetivo é sensibilizar a população sobre as causas e conseqüências relacionadas ao uso de crack, álcool e outras drogas e suas interfaces com as diversas áreas que desenvolvem políticas públicas, além da saúde mental, como DST/Aids, promoção da saúde, educação, tabagismo, trânsito, entre outras. “Esta interface é importante para aprimorar, atualizar o conhecimento e aperfeiçoar a qualidade das ações oferecidas aos usuários”, justificou Berto Gonçalo, gerente de Saúde Mental da Sesau.
 
Na abertura das atividades haverá apresentação da Banda da Polícia Militar. E durante todo o dia serão realizadas panfletagens em pontos pré-determinados do centro de Maceió, exames de glicemia capilar e pressão arterial, além da apresentação da peça teatral do CAPSad Everaldo Moreira focando os males da dependência química, como “O sombra” e “Nega Maluca”.
 
De acordo com Berto Gonçalo, é importante sensibilizar a sociedade para um olhar diferenciado com relação à questão do uso de drogas. “Geralmente as pessoas ficam indiferentes quando não tem caso de dependente químico em casa, mas todos podem ajudar levando informações para as famílias que enfrentam o problema”, enfatizou informando que tanto o Ministério da Saúde (MS) quanto a Sesau têm propostas direcionadas à prevenção e combate às drogas.
 
Berto destacou que este ano o foco do Programa de Saúde Mental é a prevenção e tratamento de usuários de crack, álcool e outras drogas, ressaltando o trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps ad), 24 horas, voltados para o atendimento aos dependentes químicos, atualmente com unidades funcionando em Maceió e Palmeira dos Índios.
 
Segundo o gerente, também existem projetos aprovados, com recursos garantidos pelo MS destinados ao município de Maceió, para serem investidos na construção da rede de saúde mental específica para esses usuários. Além disso, o Estado tem projeto já aprovado para construção da primeira Casa de Acolhimento Transitório para Dependentes Químicos. A unidade tem o objetivo de oferecer cuidado integral em saúde para os usuários de crack e outras drogas, e funcionará em Maceió.



 


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News