27/04/2024 00:41:09

Política
26/06/2011 14:12:33

80% da Bancada federal alagoana pode entrar nas disputas municipais em 2012


80% da Bancada federal alagoana pode entrar nas disputas municipais em 2012
Bancada alagoana no Congresso

Com ojornal-al //

 

Uma situação inusitada ocorre com a atual bancada federal alagoana, que foi formada este ano, pelo menos sete, dos atuais nove representantes, são cotados para participar do processo eleitoral de 2012 como candidatos a prefeitos.

 

Quatro deles não escondem o desejo e afirmam que devem ser mesmos candidatos, Rui Palmeira, Givaldo Carimbão e Rosinha da Adefal devem se enfrentar em Maceió já Joaquim Beltrão deve ter uma eleição tranquila em Coruripe.

 

Outros três deputados não cogitam ainda qualquer alusão a candidaturas, mas veem seus nomes incluídos em listas de pré-candidatos, este é o caso de Renanzinho e João Lyra em Maceió e de Célia Rocha em Arapiraca.

 

Dos atuais nove deputados, apenas dois parecem estar distantes das eleições de 2012, Mauricio Quintella e Arthur Lira, devem guardar suas energias para 2014.

 

Entre os suplentes dos deputados é grande a expectativa de candidatura dos titulares, entre eles a melhor situação é de Paulo Fernandes dos Santos, o Paulão, que deve mesmo assumir a primeira vaga do PT de Alagoas na Câmara Federal após a possível candidatura e consequente vitória de Joaquim Beltrão em Coruripe.

 

No caso de uma disputa entre Rui Palmeira, Givaldo Carimbão e Rosinha da Adefal, ficam na expectativa Alexandre Toledo, que herdaria a vaga no caso de vitória dos dois primeiros e José Pinto de Luna que entraria na vaga de Rosinha como segundo suplente, já que Paulão entraria na vaga de Joaquim.

 

Já se Célia Rocha for candidata em Arapiraca, hipótese que parece cada vez mais improvável, a vaga seria de Francisco Tenório, que hoje se encontra preso por envolvimento em vários crimes.

 

Assembleia

 

Enquanto isto na Assembleia Legislativa o quadro é semelhante, o que pode levar o eleitor alagoano a ver dobradinhas improváveis, como Ronaldo Medeiros, atual deputado e provável candidato a prefeito em Palmeira dos Indios recebendo apoio de Patricia Sampaio, sua inimiga política no município, mas que assumiria a vaga caso o deputado petista vencesse a disputa.

 

Outros deputados estaduais que poderiam ir para a disputa seriam Jefferson Moares em Maceió, abrindo vaga para o Pastor João Luiz, Olavo Calheiros em Murici, abrindo vaga para Cosme Cordeiro e Judson Cabral em Maceió, abrindo vaga para Patricia Sampaio ou Wagner Simas.

Ao que se parece, todas estas definições só acontecem em 2012 e até lá o eleitor pode ver suplente e titular unidos na mesma campanha, por mais estranho que pareça.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News