18/04/2024 10:18:29

Alagoas
22/06/2011 00:00:46

21 de junho: dez anos de saudade do Pe. Teófanes Barros


21 de junho: dez anos de saudade do Pe. Teófanes Barros
Padre Teófanes Barros

Com maceioagora //

 

Há exatos dez anos, Alagoas perdia aquele que é considerado o maior educador de Alagoas em todos os tempos: Teófanes Augusto de Araújo Barros, ou simplesmente, Pe. Teófanes.

 

Natural de São José da Laje, Teófanes Barros veio de uma família tradicional formada por outros grandes nomes da Educação de Alagoas. Em 1939, fundou com seu tio Monsenhor Luís Barbosa o Colégio Guido de Fontgalland. Nos anos 50, trouxe para Alagoas, através de Felipe Tiago Gomes, a Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, hoje Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, tendo fundado em Alagoas e em Sergipe mais de 50 educandários.

 

Ainda nos anos 50, criou a Faculdade de Educação de Alagoas, que viria a ser decisiva para o surgimento da Universidade Federal de Alagoas. E finalmente, em 1974, revolucionou o ensino superior em Alagoas, com a criação do Centro de Estudos Superiores de Maceió - Cesmac.

 

Para os que conviveram com ele, Pe Teófanes era um visionário, um conselheiro e uma alma por demais generosa. Apesar de tantas obras educacionais, não escondia que sua grande paixão era o Velho Casarão do Farol, o Colégio Guido, com o qual vibrava, principalmente nos desfiles cívicos.

 

Por ocasião do Centenário de Teófanes Barros, em 13 de julho de 2012, diversos ex-guidenses e cesmaqueanos se preparam para homenagear o velho mestre. A Tv Maceió e o MaceióAogra, dirigidos pelo ex-guidense Prof. Paulo Cajueiro, estão preparando videos exclusivos e inéditos para serem exibidos no próximo ano, inclusive a última entrevista do Pe. Teófanes Barros, gravada em 2000, com três horas de duração.

 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News