26/04/2024 09:40:34

Alagoas
20/06/2011 23:12:30

Deputado pretende criar projeto para pagar bolsa auxílio a cortadores de cana


Deputado pretende criar projeto para pagar bolsa auxílio a cortadores de cana

Com tudonahora // josenildo tôrres

 

O deputado estadual Joãozinho Pereira (PSDB) pretende criar uma bolsa auxílio para beneficiar os cortadores de cana de açúcar durante a entre-safra. Batizado de Programa Amigo Trabalhador, o projeto foi discutido nesta segunda-feira (20), durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

 

De acordo com o parlamentar, a bolsa auxílio será subsidiada pelo Governo do Estado, que irá pagar R$ 350 mensais aos cortadores de cana. O pagamento deve ocorrer durante os seis meses em que os contratos com as usinas são suspensos. Uma ação que, na visão do tucano, irá contribuir para evitar a migração para outros estados, a exemplo de Minas Gerais.

 

“Por meio do Programa Amigo Trabalhador iremos possibilitar que os trabalhadores não permaneçam a metade do ano sem uma renda. Desse modo, estaremos garantindo que ele e sua família possam sobreviver com o mínimo de dignidade”, justificou Joãozinho Pereira.

 

Segundo o parlamentar, a preocupação se deve ao fato do corte da cana representar um emprego sazonal. “Para se ter idéia, durante a safra 2010-2011, o setor sucroalcooleiro empregou 60 mil trabalhadores, mas, ao final da moagem, apenas 10 mil continuaram empregados”, justificou.

 

Aval do setor

 

E a medida do deputado tucano já tem o aval do setor sucro-alcooleiro, segundo informou o conselheiro do Sindicato dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas (Sindaçúcar/AL), José Givago Tenório. Isso porque, segundo ele, 90% dos cortadores de cana alagoanos são analfabetos e, por isso, não teriam condição de encontrar outro emprego durante a entre-safra.

 

“Com este projeto, além de garantirmos que os trabalhadores possam alimentar suas famílias, também poderemos contribuir para criar projetos de alfabetização, onde eles possam aprender a ler e escrever. Com isso, poderão trilhar novos caminhos, até porque, até 2017, toda a colheita terá que ser mecanizada”, informou.

 

Givago Tenório informou que projetos semelhantes já são desenvolvidos em outros estados, a exemplo de Pernambuco, que implementou o Chapéu de Palha, e Mão Amiga, colocado em prática no estado de Sergipe. A audiência pública contou com a presença dos deputados Judson Cabral (PT), João Henrique Caldas (PTN), Ronaldo Medeiros (PT), Inácio Loiola (PSDB) e Fernando Toledo (PSDB).


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News