28/03/2024 11:35:45

Saúde
18/06/2011 21:16:04

Ministério da Saúde faz novo alerta sobre a gripe suína


Ministério da Saúde faz novo alerta sobre a gripe suína
Vírus da gripe

Com maeioagora // Fonte revista época

 

Com a chegada do inverno, estação em que os casos de gripe e infeções virais costumam aumentar, o Ministério da Saúde lançou novo alerta sobre os cuidados a serem tomados contra a H1N1 - conhecida também como gripe suína. Agentes de saúde de todo o país receberam recomendação para utilizar o antiviral oseltamivir nos pacientes com gripe - inclusive naqueles que apresentem apenas fatores de risco, como o aparecimento dos primeiros sinais da doença. 

"Essas pessoas não devem esperar os sintomas se agravarem ou a confirmação laboratorial", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Além disso, qualquer pessoa que apresente sinais de síndrome respiratória aguda deve tomar a droga - independentemente de quando os primeiros sintomas apareceram. Pela recomendação anterior, o início do tratamento somente era permitido até 48 horas contadas a partir dos primeiros sinais da infecção. 

Moradores de instituições fechadas (como asilos) e portadores de doenças crônicas que não tenham sido vacinados deverão também tomar o remédio quando tiverem contato com outra pessoa infectada. 

Apesar do alerta, Barbosa descartou a possibilidade de uma nova epidemia da H1N1, apesar de reconhecer o risco de aparecimento de pequenos grupos com pessoas infectadas pelo vírus em pontos isolados do país. Só este ano, 10 casos graves já foram registrados no Rio Grande do Sul, por exemplo. Já são quatro os casos fatais. 

O Acre também registrou outras 19 infecções; nenhuma delas grave. "Houve casos isolados no Chile, México e Venezuela. Não descartamos a possibilidade de que no Brasil haja pacientes com a infecção sem ser identificados", disse Barbosa. 

A nova recomendação, feita depois de discussão com médicos especialistas, foi apresentada para representantes de Estados e municípios. Secretarias locais foram aconselhadas a fazer um levantamento dos estoques do remédio.

 


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News