25/04/2024 18:49:40

Municípios
18/06/2011 20:31:19

Acusado de roubo, ex-deputado estadual é preso


Acusado de roubo, ex-deputado estadual é preso
José Mria Tenório ex-deputado estadual

Com tudonahora // josenildo tôrres

 

O ex-deputado estadual José Maria Tenório foi preso no final da tarde deste sábado (18), atendendo a mandado de prisão expedido pela 17ª Vara Criminal da Capital. De acordo com a assessoria da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), a prisão foi efetuada por agentes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), na Casa de Custódia, em Maceió.

 

Segundo a delegada que comandou a operação, Ana Luiza Nogueira, a prisão foi solicitada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc). Isso porque, no entendimento dos integrantes do Ministério Público de Alagoas (MP/AL), José Maria Tenório é suspeito de formação de quadrilha e roubo, já que seria líder de uma quadrilha acusada de praticar assaltos a agências bancárias e explosões a caixas eletrônicos.

 

O Tudo na Hora apurou, junto à PC alagoana, que José Maria Tenório foi detido quando estava na Casa de Custódia para visitar o delegado e ex-deputado federal Francisco Tenório, que é seu irmão. Ele não teria esboçado reação e, por ser advogado, sua prisão foi comunicada à Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Alagoas (OAB/AL).

 

"A detenção ocorreu quando o José Maria chegou aqui [a Casa de Custódia] para visitar o irmão dele [Francisco Tenório]. Mas os detalhes quanto à prisão só poderão ser repassados pelos juízes que decretaram a prisão", informou um policial civil que preferiu não ser identificado. Ele informou, ainda, que o ex-deputado foi transferido para o Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), no bairro Trapiche, já que tem direito à prisão especial.

 

Quem é José Maria Tenório

 

Conhecido por ser irmão do ex-deputado Francisco Tenório, o ex-deputado estadual José Maria Tenório é advogado e em 2009 assumiu uma das 27 cadeiras de deputado estadual. A chegada à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) ocorreu graças à Polícia Federal (PF), que deflagrou a Operação Taturana e afastou deputados acusados de desviar R$ 300 milhões do Legislativo.

 

Na eleição do ano passado, no entanto, ele tentou a reeleição, mas obteve apenas 4.193 votos e não conseguiu retornar à Casa de Tavares Bastos. Mesmo faltando menos de um mês para o término da legislatura passada, ele lutou para voltar à ALE, baseado em parecer do Supremo Tribunal Federal (STF), cujo entendimento é que o cargo pertence ao partido e não à coligação.

Isso porque, à época, o titular do cargo, João Beltrão (PMN), havia se licenciado da ALE, o que levou Jeferson Morais (DEM) a assumi-lo, por pertencer à mesma coligação. No entanto, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) indeferiu o mandado de segurança impetrado por José Maria Tenório, sepultando seu sonho.

 

À época, em entrevista ao Tudo na Hora, ele disse que estava lutando na Justiça para assumir o cargo que seria seu por direito. "Decidi apelar à Justiça porque, como o nome já diz, ela foi criada para fazer justiça”, salientou.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News