25/04/2024 23:21:56

16/06/2011 23:32:02

Toda quinta feira assentados do MST realizam feira em União dos Palmares


Toda quinta feira assentados do MST realizam feira em União dos Palmares
'Feirinha' do MST toda quinta em União

antonio aragão //

Um misto de economia e saúde. Assim as pessoas consultadas pela reportagem deste site afirmaram na tarde desta quinta feira (16) na já conhecida “Feira dos Sem Terra” realizada semanalmente na Praça Padre Cicero de União dos Palmares, há cerca de seis meses e que a cada dia, segundo os comerciantes, vem aumentando gradativamente.

Economia porque os produtos são produzidos e expostos à venda pelos próprios produtores e seus familiares evitando assim a ação dos atravessadores. Saúde porque os produtos químicos usados artificialmente para emadurecer (a banana e as frutas das feiras livres, por exemplo, em sua maioria são “abafadas” no carbureto para amadurecer logo) cujos artifícios não são usados nas mercadorias vendidas. Os animais expostos à venda como as galinhas de “capoeira” ou “caipira” e os suínos são criadas sem anabolizantes, garantem os produtores.

No aspecto social, a feira vem acrescentando números ao mercado informal e empregando dezenas de pessoas, além de provar as autoridades que as terras do município são férteis para qualquer tipo de plantação o que significa ampla possibilidade da diversidade agrícola.

O único problema que os produtores já começam a sentir começou: quase todos os produtos são oriundos do “Vale da Pelada” (região das serras de União dos Palmares) outrora tido como o maior produtor de banana prata do Nordeste, cujo comercio foi absorvido pela cana de açúcar em função da dificuldade de escoamento da produção na época das chuvas.

Sobre o assunto, os mais antigos afirmam que desde o tempo do Governador Silvestre Péricles existem tentativas para viabilizar o que seria a “Estrada da Banana” em um percurso de 26 quilômetros (Al-205) e interligaria os municípios de Joaquim Gomes a União dos Palmares, facilitando o transporte a qualquer estão da produção e encurtando em quase cem quilômetros o percurso União dos Palmares/Recife.

Desde então, foram dezenas de promessas; Todo candidato a governador (até os dias atuais) prometem tornar o sonho uma realidade, isto é, pavimentar a estrada, cujas obras d’arte assim como bueiros e valetas já estão prontos, tornando realidade o que já consta no Mapa Rodoviário Nacional.

Como as benesses governamentais destinadas para União dos Palmares sempre são vitima do descaso e da falta de vontade policia, a exemplo do Projeto da Serra da Barriga também localizada na região das serras do munícipio, que para muitos seria a redenção econômica da região pelo turismo, a estrada em apreço atualmente está com os serviços de colocação de piçarra em seu leito, mas, segundo um funcionário da empresa contratada, do trecho, apenas seis quilômetros serão piçarrados entre União dos Palmares e o Bairro Santa Fé o que na pratica não resolve o problemas dos produtos rurais do Vale da Pelada.

 


Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News