26/04/2024 13:28:56

Trabalho
16/06/2011 11:09:44

CCJ aprova regulamentação da profissão de taxista


CCJ aprova regulamentação da profissão de taxista
Divulgação

Com maceioagora // Fonte congresso em foco

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje (15) projeto de lei que regulamenta a profissão de taxista. A proposta exige dos taxistas que façam cursos de relações humanas, direção defensiva, mecânica e elétrica básica de veículos, além de primeiros-socorros. Eles também terão de ser inscritos na Previdência Social, e os taxistas empregados passarão a ter direito a um piso salarial, a ser ajustado pelos sindicatos da categoria.

 

A regulamentação prevê ainda que o taxista deverá atender os passageiros “com presteza e polidez, trajar-se adequadamente e manter o veículo em boas condições de funcionamento e higiene”. De acordo com o projeto, os taxistas poderão ser classificados como autônomos, empregados, auxiliares de condutor autônomo e locatários.O uso de taxímetro será obrigatório em municípios com mais de 50 mil habitantes.

Relatada pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente da CCJ, a proposta seguirá agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAS), onde tramitará em regime de urgência e em caráter terminativo. Caso não seja alterado na próxima comissão, o projeto será enviado ao Planalto, para ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff e virar lei.

 

“Tendo em vista que a qualidade e a excelência de bens e serviços vêm se sofisticando cada vez mais, o profissional taxista, como em qualquer   parte   do  mundo,   deve   ter   habilitação   especializada.   Ele é o profissional   que,   além  de   transportar   passageiros,   é   o   grande   prestador   de serviços,   como   o   de   ir   às   compras   em  supermercado,   buscar   remédios   na farmácia, levar nossos filhos à escola, dentre outras tarefas importantes”, argumentou Eunício em seu relatório.

 

Para o relator, a regulamentação  da profissão cria “uma   identidade”, o que exigirá do taxista, por um lado,  a   ética   profissional e lhe proporcionará, por outro, condições para exercer sua profissão na amplitude de seus direitos, proibindo que pessoas não qualificadas   tecnicamente   e   sem formação para o seu exercício atuem na área. O projeto aprovado foi apresentado em 2004 pelo então deputado Confúcio Moura (PMDB-RO), atual governador de Rondônia.

 

Segundo a proposta aprovada, a autorização do taxi deverá ser concedida pelo órgão municipal responsável será permitida a transferência para outra pessoa. A autorização não poderá ser “objeto de penhora ou leilão”. E passará para o cônjuge e herdeiros no caso de morte do titular.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News