24/04/2024 09:20:14

Alagoas
15/06/2011 20:19:07

Justiça entrega ao Exército armamento para ser destruído


Justiça entrega ao Exército armamento para ser destruído
Armas entregues para destruição

Com tudonahora // sidney tenório

 

O corregedor-geral de Justiça, desembargador James Magalhães, esteve, na manhã desta quarta-feira (15), no quartel do Exército Brasileiro, no bairro do Farol, para entregar um lote de 260 armas e munições apreendidas pela polícia que eram objeto de processos arquivados. O armamento será encaminhado para a Sede da 7ª Região Militar, em Recife (PE), onde devem ser destruídas.

 

James Magalhães explicou, no entanto, que parte das armas pode ser aproveitada por órgãos de segurança pública, o que vai depender de uma perícia. "Aquelas que estiverem em condições passam a ser usadas pelo Estado. Já as demais, serão destruídas pelo Exército", disse o desembargador.

 

O lote de armas foi recolhido em várias comarcas do Estado, atendendo a uma determinação do Conselho Nacional de Justiça para que seja evitada a permanência por muito tempo de armamentos na sede de fóruns. O CNJ quer evitar incidentes como o ocorrido em São Paulo e em cidades alagoanas onde bandidos invadiram os prédios da Justiça para furtar armas e munições.

 

"A resolução do CNJ determina que o juiz providencie a elaboração de um laudo sobre a arma e que esta seja encaminhada num curto espaço de tempo para o Exército para que seja destruída ou reaproveitada", ressaltou James Magalhães. Ele disse que os casos das invasões aos fóruns de Arapiraca e Olho D´Água das Flores, no Sertão, estão sendo investigados pela Polícia Civil e pela Corregedoria do Tribunal de Justiça.

 

O comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente-coronel Pinto Sampaio, afirmou que as armas serão encaminhadas para Recife porque o quartel de Maceió não tem as máquinas necessárias para a destruição destes armamentos. "Nossa função é armazená-las e garantir o transporte seguro para a 7ª Região Militar", disse o oficial.

 

Nos próximos dias o corregedor James Magalhães deve baixar uma resolução determinando os juízes alagoanos para que em 30 dias encaminhem ao Exército todas as armas de processos arquivados que estejam nos fóruns.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News