26/04/2024 11:07:58

Saúde
15/06/2011 20:10:17

Zé Gotinha participa de carreata em Maceió e interior


Zé Gotinha participa de carreata em Maceió e interior
Zé Gotinha

Com alagoas24horas // Fonte ascom sesau-al

 

Na sexta-feira (17), a campanha de vacinação infantil conta com um grande aliado para reforçar a ação, o Zé Gotinha. O mascote da campanha vai percorrer diversos bairros com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da vacina contra pólio, sarampo, rubéola e caxumba para crianças de zero a menores de sete anos de idade. A campanha, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com o Ministério da Saúde e os 102 municípios, foi iniciada na última segunda-feira (13) e vai até o dia 22 de junho.

A carreata irá sair da sede da Sesau a partir das 16h e vai percorrer os bairros do Poço, Ladeira Geraldo Melo, Centenário, Feitosa, Ladeira do Jacintinho, Mangabeiras e orla de Maceió. Durante esta semana, a ação foi realizada nos municípios de Atalaia, Capela, São Sebastião e Chã Preta. No sábado (18), o Zé Gotinha estará em Marechal Deodoro, dia D de vacinação, no domingo na Pajuçara, no espaço Lazer, segunda-feira (20) Craibas e na terça-feira (21) Delmiro Gouveia.

O objetivo da campanha é vacinar 276.467 crianças menores de cinco anos contra paralisia infantil e 335.015 crianças entre um ano e menores de sete anos contra o sarampo, rubéola e caxumba nos 102 municípios para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 95%. Segundo a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, as crianças com idade entre um e menores de cinco anos deverão ser vacinadas, simultaneamente, contra a paralisia infantil, sarampo, rubéola e caxumba. “No caso de crianças que estejam nesta faixa etária, os pais podem ficar tranquilos, pois não há nenhuma contra indicação em vaciná-las duas vezes no mesmo dia”, assegurou.

De acordo com Denise Castro, há contra indicação apenas para as crianças que tenham alergia a proteína do ovo ou que tenham apresentado choque anafilático ao serem vacinadas em campanhas anteriores. “Mas no caso das crianças que estejam com febre durante a campanha, elas deverão esperar o problema ser solucionado e poderão ser vacinadas posteriormente”, explicou Denise Castro, informando que para campanha de Vacinação estão disponíveis 997 postos entre fixos, extras fixos e volantes, além de 3.345 profissionais e 649 veículos.

Doenças

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito, acometendo em geral os membros inferiores.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda de natureza viral grave transmissível e extremamente contagiosa. Ela é caracterizada pela pele avermelhada, que provoca o comprometimento de vários órgãos. Entre os seus principais sintomas, estão febre muito alta, tosse intensa, coriza e conjuntivite.

Quanto à rubéola, é caracterizada como uma doença infecciosa, causada por vírus e que acomete adultos, mas, principalmente as crianças. Seus principais sintomas são manchas na pele e febre alta e, quando atinge as gestantes, pode resultar na má formação do feto. A caxumba, também conhecida como papeira, é uma doença viral, com grande capacidade de transmissão, que acontece por meio da saliva e gotículas aéreas.

Ela também pode ser transmitida de mãe para filho, durante a gravidez, podendo causar abortos espontâneos e seu principal sintoma é o aumento exagerado da região do pescoço, das glândulas salivares, e dos testículos, além dos ovários.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News