17/04/2024 22:44:12

Saúde
13/06/2011 16:11:50

Simpósio traz grandes nomes da Cardiologia a Maceió


Simpósio traz grandes nomes da Cardiologia a Maceió
Dr. José Wanderley é um dos organizadores do evento

Com alagoas24horas //

 

Na próxima sexta-feira, 17 de junho, a partir das 8h, Maceió sedia o Simpósio Internacional de Revascularização Cirúrgica do Miocárdio, reunindo em Alagoas grandes nomes da área na medicina nacional e internacional.

O simpósio, cujo um dos organizadores é o cardiologista José Wanderley Neto, acontece no Centro de Estudos da Santa Casa de Misericórdia de Maceió e terá como convidado de honra o médico Domingos Souza, brasileiro radicado na Suécia.

Também participam do evento os médicos cardiologistas Fábio Jatene (SP), Walter Gomes (SP), José Teles de Mendonça, Ricardo Lima (PE) e Oscar Reis Brito (RJ).

Entre os temas abordados durante o simpósio, em conferências e mesas redondas, estão: Revascularização Miocárdica – Guidelines das sociedades européia de cardiologia e cirurgia cardíaca (Heart Team); Revascularização com safena no Touch; Enxertos arteriais – Análise crítica; Cirurgias de reconstrução ventricular; Revascularização do miocárdio sem CEC; Revascularização miocárdica versus stents; e Cuidados pós-operatórios com pacientes revascularizados e dos enxertos.

Os médicos Walter Gomes e Domingos Souza ministram ainda, respectivamente, as conferências Revascularização do miocárdio (com e sem CEC) e Safena no Touch – a técnica cirúrgica.

“A cirurgia das coronárias é um tratamento consagrado para casos graves de obstrução das coronárias, capaz de prolongar a vida, prevenir o enfarte e melhorar os sintomas”, disse o médico José Wanderley, ao frisar a importância do simpósio realizado em Maceió.

Ele explicou ainda que, uma pesquisa iniciada pelo professor Domingos Souza, brasileiro radicado na Suécia, pode mudar para melhor a cirurgia de ponte de safena. A técnica, denominada “No Touch”, será apresentada durante o Simpósio.

Domingos Souza estará em Alagoas, a convite do Instituto de Doenças do Coração de Alagoas entre os dias 13 e 17 de junho, demonstrando a técnica que poderá ser implantada no País.

“Além de revisar o assunto, nosso objetivo é organizar um estudo brasileiro para comprovar as vantagens do novo procedimento, fruto do trabalho de um ilustre brasileiro radicado na Suécia”, finalizou José Wanderley.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News