28/03/2024 07:16:41

Especiais
13/06/2011 09:39:25

Quando a caatinga vira obra de arte


Quando a caatinga vira obra de arte
Paulo Duarte artesão delmirense

Com oopsnet // Fonte fundação delmiro gouveia

 

 Olhando a paisagem da caatinga durante a seca, engana-se quem pensa que daquela vegetação brotem apenas tons de cinza. Da aridez da flora também brota arte, que através das mãos do artesão delmirense Paulo Soares ganha forma e se transforma na exposição “O Grito da Caatinga”.


A exposição tem como objetivo principal chamar a atenção para a preservação do bioma. “Esta exposição é uma forma de mostrar a importância de se preservar a caatinga, que vem sendo devastada. Esta preservação reflete ainda na fauna, que também sobrevive desta flora. A exposição é a minha contribuição em favor da caatinga”, fala Paulo.

Ele explica que a idéia nasceu da observação da própria natureza. “Quando paramos para observar vemos o grito de socorro, de lamento de árvores como o umbuzeiro, a baraúna, a umburana, a caraibeira, entre tantas outras. Esta exposição é a materialização deste grito de socorro”.


A mostra reúne peças que têm como matéria-prima a madeira extraída de árvores mortas da caatinga, cujo desenho é definido pela própria natureza. “O meu trabalho é tratar aquele resto de árvore dando mais beleza. As formas são produzidas pela própria flora, que esculpe os contornos e nos mostra o quanto a caatinga é rica”, explica o artesão.

Os produtos retratam personagens variados, desde animais e pessoas até formas abstratas. Apesar de toda a beleza das peças, o artista enfatiza que não são para comercialização. “As peças não são vendidas; foram feitas para despertar a consciência na nossa sociedade para que o maior número de pessoas tenha acesso a este sentimento – o de preservação. Esta é a minha principal missão através desta arte”.
 

 


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News