20/04/2024 05:14:45

Municípios
12/06/2011 20:34:31

Projeto ambiental mobiliza comunidade de Teotônio Vilela e Junqueiro


Projeto ambiental mobiliza comunidade de Teotônio Vilela e Junqueiro
Projeto conscientiza crianças

Com tudonahora // Fonte ascom

 

Seguindo com as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Projeto Recor e a Usina Seresta realizam, de 14 a 16 de junho, a Semana do Meio Ambiente, na cidade alagoana de Teotônio Vilela, com um ciclo de palestras e diversas atrações.

 

O evento faz parte da programação de educação ambiental do Projeto Recor que, em parceria com a Usina Seresta, promoverá uma série de ações nas cidades alagoanas de Teotônio Vilela e Junqueiro, ao longo do período inicial de dois anos do projeto.

 

“Neste segundo grande encontro do projeto com a comunidade, queremos reunir não só os colaboradores da empresa, mas estudantes, professores e o público em geral, para discutir e avaliar importantes temas relacionados ao meio ambiente”, ressalta a bióloga Marcela Daher, supervisora técnica do Projeto Recor, lembrando o evento Águas das Alagoas, que apresentou o projeto à comunidade no último mês de março.

 

Dividido por temas, o evento fala de biodiversidade, com palestras sobre conservação de anfíbios de Alagoas e o manejo de serpentes e prevenção de acidentes ofídicos. A análise da herpetofauna da Reserva Madeiras, localizada em Teotônio Vilela, será apresentada pelo professor Geraldo Jorge Barbosa de Moura, da UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco.

 

A sustentabilidade também será outro tema abordado, com a apresentação do projeto Sombra e Água Viva, da cidade alagoana de Palmeiras dos Índios, e dos projetos Arte da Mata e Cajucultura, de Teotônio Vilela. O tema legislação será discutido com palestras sobre a nova política nacional de resíduos sólidos e o novo Código Florestal.

 

Além disso, os visitantes poderão conhecer diversas ações nos estandes do evento, além de conferir uma série de apresentações culturais. Os alunos da rede pública de ensino participam também de uma gincana educativa, promovida pelo IMA – Instituto do Meio Ambiente de Alagoas.

 

“Procuramos unir educação ambiental, informação e cultura, para que todos se sintam envolvidos em mais esta importante realização do Projeto Recor”, conclui Geraldo Gomes de Barros Neto, coordenador técnico do projeto e diretor da Usina Seresta.

 

Projeto Recor

 

Único projeto de Alagoas contemplado pelo programa Petrobras Ambiental em 2010, o Projeto Recor tem como objetivo restaurar áreas degradadas de matas ciliares do rio Coruripe, na região localizada nas cidades de Teotônio Vilela e Junqueiro.

 

A iniciativa prevê o plantio de mais de 100 mil mudas de árvores nativas até dezembro de 2012, além de uma série de eventos e ações de educação ambiental, envolvendo toda a comunidade local.

 

O projeto Recor é uma iniciativa da AGERH – Associação Pró-Gestão dos Recursos Hídricos da Região Hidrográfica do Rio Coruripe, através do Comitê da Bacia Hidrográfica do Coruripe, em parceria com a Usina Seresta, com apoio da Usina Coruripe, e patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental.

 

Programação: Semana do Meio Ambiente – Projeto Recor e Usina Seresta

 

Terça-feira, 14 de junho

08h – Abertura

08h30-09h30 – Palestra: Herpetofauna da Reserva Madeiras – Palestrante: Dr Geraldo Jorge Barbosa de Moura – UFRPE

09h30-10h30 – Palestra: Conservação da fauna de anfíbios do estado de Alagoas – Palestrante: MSc Leonardo da Silva Chaves – UFRPE

11h-12h – Palestra: Manejo de Serpentes e prevenção de acidentes ofídicos – Palestrante: MSc Dênisson Souza – Zoológico Dois Irmãos-PE

 

Quarta-feira, 15 de junho

08h-09h – Outorga de direito de uso de recursos hídricos e tratamentos da água para uso humano – Palestrante: MSc Richardson Roberto da Silva – SAAE, Teotônio Vilela-AL

09h-10h – Palestra: Código Florestal – Palestrante: MSc José Armando Torres Moreno – Consultor Ambiental, Honduras

10h30-11h30 – Palestra: Projeto Cajucultura – Palestrante: Alberto Espinheira, engenheiro agrônomo

 

Atividade externa:

08h-11h - Gincana de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente – IMA-AL. Educador: Fernando Veras

 

Quinta-feira, 16 de junho


08h-09h – Palestra: Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos – Palestrante: Marcelo Ribeiro, Ufal

09h-10h – Palestra: Projeto Sombra e Água Viva – Palestrante: Josefa Adriana Ferro – Uneal, Palmeira dos Índios-AL

10h30-11h30 – Palestra: Projeto Arte da Mata – Palestrante: Maria Gisélia – Escola Dom Avelar, Teotônio Vilela-AL

11h30-12h - Encerramento




 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News