20/04/2024 07:38:07

Alagoas
11/06/2011 08:58:59

Déficit habitacional de Alagoas será eliminado até 2020


Déficit habitacional de Alagoas será eliminado até 2020
Divulgação

Com tudoglobal // ascom seinfra

 

Representando o governador Teotonio Vilela Filho, o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, lançou o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social de Alagoas (Pehis/AL), na manhã desta sexta-feira (10).

 

Ao traçar metas a serem cumpridas por meio de parcerias entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, o Pehis/AL é o maior passo dado para eliminar o déficit de moradias até 2020, de acordo com Fireman.

 

“Já reduzimos o déficit de 123 mil moradias para 109 mil nos últimos quatro anos. Mas precisamos manter o ritmo com planejamento. Agora, temos um título do qual podemos nos orgulhar: somos o primeiro Estado do Brasil a cumprir todas as exigências do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social. Vamos trabalhar para eliminar o déficit até 2020”, ressaltou Fireman.

 

O lançamento do Pehis/AL foi realizado no auditório do Palácio República dos Palmares e contou com a presença de diversos líderes políticos e representantes da sociedade civil que atuam em parceria com a Seinfra em programas habitacionais do Estado.

 

Prazos cumpridos

 

Representante do Ministério das Cidades, Renata Gonçalves parabenizou o Governo de Alagoas por cumprir todos os prazos estabelecidos junto ao Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Nacional.

 

“Alagoas já consolidou o Fundo, o Conselho Gestor e agora o Plano de Habitação, todos eles dentro dos prazos. Isso é importante para que se possa garantir recursos do Governo Federal para a execução de ações habitacionais”, destacou Renata Gonçalves.

 

Durante o lançamento, a superintendente de Política Habitacional da Seinfra, Marisa Perez, apresentou detalhes do Pehis/AL, explicando todas as suas etapas desde o início da elaboração, em 2007, até sua finalização e conclusão.

 

Emocionada, Marisa disse que “para trabalhar com habitação tem que ser um apaixonado pelo que faz”. “Não há nada mais gratificante do que o momento de entregar a chave de uma casa para uma família. É uma emoção muito grande e estamos trabalhando com afinco neste setor em Alagoas”, disse Marisa Perez.

 

O superintendente da Caixa Econômica Federal em Alagoas, Paulo Nery, também falou sobre o desenvolvimento habitacional em Alagoas. “Os investimentos estão presentes em todas as regiões do Estado. E não só na construção de casas, mas inclusive na melhoria habitacional”, informou Nery.

 

O Plano

 

Elaborado pela Seinfra, com assessoria técnica e metodológica do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), o Pehis/AL traça metas a serem atingidas por meio de parcerias entre as três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal) até 2020.

 

Para continuar reduzindo o déficit habitacional gradativamente, o Pehis/AL prevê programas de reciclagem e recuperação de imóveis, requalificação de assentamentos precários e de conjuntos habitacionais deteriorados, urbanização de assentamentos urbanos e rurais, obras de saneamento básico, requalificação, prevenção em residências localizadas em área de risco, regularização fundiária, entre outros projetos sociais, culturais e ambientais.





Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News