28/03/2024 19:35:24

Municípios
11/06/2011 07:54:49

Prefeita acusada de tentar subornar família para 'abafar' caso de criança morta


Prefeita acusada de tentar subornar família para 'abafar' caso de criança morta
Samia Tereza Prefeita de Anadia

Com cadaminuto // anna cláudia almeida

 

A morte de uma criança por conta da negligência e descaso da prefeitura de Anadia deve ir parar na Justiça. Leonardo da Conceição Santos, 9 anos, faleceu há uma semana após ser vítima de um acidente na Rua do Cruzeiro, no Centro da cidade, interditada pelo executivo municipal por conta de buracos provocados pelas chuvas dos últimos meses.

 

De acordo com a denúncia feita ao Portal CadaMinuto, há pelo menos sete meses os buracos foram se formando no local. Com as fortes chuvas, houve uma piora na região e as pequenas cavidades que eram vistas em toda extensão da via pública se transformaram em crateras.

A população entrou em contato com a prefeitura do município, que tem como gestora Sânia Tereza (PT), para que o problema fosse solucionado. Como paliativo, a administração pública apenas colocou uma corrente de ferro no final da ladeira, entre a Igreja do Rosário e um poste, com o objetivo de evitar que carros trafegassem pelo local.

 

Mas o ato, classificado pela comunidade como negligente, acabou ocasionando a morte do menor. O acidente aconteceu por volta das 18 horas da última sexta-feira (03). Leonardo Conceição morava na Chã da Mangabeira, parte alta da cidade, e havia descido a ladeira de bicicleta para chamar integrantes de uma quadrilha junina que participariam de um ensaio.

Informações de testemunhas apontam que a criança, após desviar de um buraco, acabou não percebendo a corrente, já que o local é pouco iluminado. “Ele bateu na corrente, que pegou na boca, quebrou vários dentes e o pescoço. Com o impacto, a criança foi jogada a quase cinco metros e ainda bateu com a cabeça no chão”, disse o advogado Kléber Brandão, que foi constituído pela família para atuar no caso.

 

Leonardo chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Senador Rui Palmeira, mas acabou não resistindo aos ferimentos e faleceu. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Arapiraca e, após liberado, sepultado no sábado, sob forte comoção de familiares e amigos da vítima, que se mostraram revoltados com o descuido da gestora.

 

O advogado informou ainda ao CadaMinuto que o laudo do IML apontou rompimento de pescoço e traumatismo craniano, devido à queda, como as causas da morte da criança. Brandão disse ainda que deu entrada na delegacia do município com um requerimento para acompanhar todo o inquérito policial.

 

Na próxima terça-feira (14), Kléber Brandão vai entrar na Justiça com duas Ações, uma Cível e outra Criminal. “A Cível será contra o município, pedindo uma indenização para a família. Já a Criminal é contra a prefeita Sânia Tereza pela negligência, imprudência e irresponsabilidade em colocar uma corrente daquelas, num local às escuras e que acabou provocando a morte do menino. Ela é quem responde pela cidade, afinal é a gestora de Anadia”.

O caso está sendo acompanhado desde o início por três conselheiros tutelares da região, que já finalizaram o relatório envolvendo a morte de Leonardo. O promotor da cidade, Maurício Vanderlei, contactado pela reportagem, disse que não iria falar sobre o assunto.

 

Tentativa de suborno

 

O advogado colocou ainda que a família está bastante abalada e ao mesmo tempo revoltada com a atitude da prefeita em tentar subornar a mãe da criança, Adriana da Conceição, com o único objetivo de que a história não ganhasse repercussão, encobrindo o crime.

 

Dias após a morte do menor, dois filhos da prefeita, acompanhados de uma amiga, tentaram conversar com a família, para oferecer uma ‘ajuda’. Sem conseguir acordo, a prefeita foi ao local, mas acabou ficando dentro do carro, enquanto o filho conversava com parentes.

 

“A família me passou que foi uma proposta de valor. Eles tentaram suborná-la e isso é crime”, disse o advogado. De acordo com rumores na cidade, a prefeita teria oferecido uma casa, emprego e cestas básicas para garantir o silêncio da família.

 

Ainda de acordo com o advogado, a prefeita vem tentando justificar a morte da criança afirmando que o caso está sendo usado para cunho político. “Houve uma morte, isso é claro. Não existe conotação política, como ela vem se defendendo. Existe sim uma ‘maquiagem’ para tentar desvirtuar a verdadeira situação que é de responsabilidade do município. A prefeitura terá que responder por este crime”, finalizou o advogado.


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 93
Notícias Agora
Google News