20/04/2024 02:55:41

Alagoas
11/06/2011 07:43:23

Braskem reinicia produção na unidade Cloro-Soda


Braskem reinicia produção na unidade Cloro-Soda
Braskem em Maceió

Com alagoasweb // Fonte uol

 

Dezenove dias após o acidente que deixou 152 pessoas intoxicadas em Maceió (AL), a petroquímica Braskem reiniciou nesta quinta-feira (9), após autorização judicial, a produção na unidade Cloro-Soda.

Dez moradores ouvidos pelo UOL Notícias na manhã desta sexta-feira (10) afirmaram não ter sido informados sobre o reinício da produção da fábrica. Eles disseram também sentir muito medo de que outros vazamentos voltem a acontecer.

A Braskem registrou dois acidentes em menos de 48 horas. No primeiro deles, no dia 21 de maio, o rompimento de uma tubulação levou uma nuvem de gás tóxico que intoxicou ao menos 152 pessoas no bairro do Trapiche da Barra.

Dois dias depois, já com a produção paralisada, um novo rompimento de tubulação feriu cinco funcionários que montavam andaimes dentro da empresa. Dois deles ainda seguem internados em São Paulo, um em estado grave.

A empresa teve a produção paralisada por decisão da Justiça Federal do Trabalho, quando conseguiu decisão favorável, na última quarta-feira (08), para retornar os trabalhos. Por conta dos acidentes, o IMA (Instituto de Meio Ambiente de Alagoas) multou a Braskem em R$ 583 mil.

“Ninguém falou nada”

Dona de um mercadinho na praça Pingo D'Água, Deilza dos Santos, 35, afirmou que o medo ainda domina os moradores do bairro que frequentam diariamente o seu estabelecimento. “Moramos em uma bomba. O pessoal todo está com medo, mas não há o que fazer. Não vão tirar nunca a empresa daqui”, disse.

Sueli Mendes, 37, teve o filho de 1 ano e 8 meses intoxicado e internado por conta do vazamento do dia 21 de maio. “Quem trabalha lá diz sempre a gente que lá é tudo remendado. Claro que a gente fica assustado com isso e sabe que pode ocorrer outro acidente”, alegou.

Funcionário do IMA (Instituto do Meio Ambiente) e morador da comunidade atingida pelo gás tóxico, Edmilson Tavares, 47, afirmou que teme um novo acidente, embora reconheça que a empresa fez melhorias após os dois rompimentos de tubulação.

“Eles estão tomando providências, mas o que precisa é que eles treinem as pessoas daqui para que elas saibam o que fazer quando acontece uma coisa dessas. Na verdade, nunca vimos isso acontecer aqui.”

A adolescente Gerliane Mirela, 14, contou que no dia do vazamento de gás desmaiou e foi socorrida desacordada ao hospital. Ela afirmou que toda a família estava temerosa de a fábrica voltar a funcionar. “A gente não sabia que tinha voltado a produzir. Isso vai aumentar o medo com certeza.”

Os dois acidentes da Braskem são alvo de discussão política. Na Câmara de Vereadores de Maceió, uma comissão especial de inquérito foi criada e investiga a forma de produção da empresa.

Na Assembleia Legislativa, o assunto também foi debatido, e o deputado Dudu Albuquerque (PMN) solicitou ao Estado a transferência da fábrica do local onde ela está instalada, na zona sul da capital alagoana. O governo, porém, já descartou essa alternativa.

Detectores automáticos

O diretor de relações institucionais da Braskem, Milton Pradines Filho, explicou que a empresa implementou todas as normas solicitadas pelo SindiPetro e pelo Ministério Público do Trabalho.

Pradines disse que a empresa instalou alarmes e dispositivos adicionais de controle automáticos capazes de detectar falhas no processo de produção e parar a produção da planta industrial antes mesmo de ocorrer algum acidente.

“Antes precisávamos de três fatores para que fosse detectado algum problema. Agora, com a instalação desses novos detectores, com apenas um fator a planta já é automaticamente paralisada”, afirmou. A Braskem também capacitou uma equipe de funcionários para operar o novo sistema preventivo caso haja algum acidente.

Pradines informou que as atividades nos setores em que ocorreram os rompimentos de tubulação ainda não foram retomadas. “Estamos retornando a produção gradualmente. A área dos incidentes vai voltar a funcionar daqui a dois dias”.

Ele negou a denúncia da comunidade de que não foi avisada do reinício das atividades da Braskem. "Ontem [quinta-feira] reunimos um grupo de dez moradores dos bairros do Trapiche da Barra e do Pontal da Barra para mostrar o processo de funcionamento da nossa planta industrial e explicamos que estávamos retomando as atividades".

A Braskem informou que na próxima segunda-feira (13) iniciará cinco dias de atividades nas comunidades vizinhas para capacitar os moradores sobre as maneiras de enfrentar situações de risco de emergência.

O SindiPetro (Sindicato Unificado dos Trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos) em Alagoas aprovou as mudanças implementadas pela Braskem.

O responsável pela Secretaria de Negociações e Assuntos Pessoais Jurídicos do SindiPetro, Cristiano da Silva Rocha, confirmou que todas as exigências foram atendidas. Segundo ele, os trabalhadores estão desempenhando suas funções em um clima mais tranquilo.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News