25/04/2024 07:55:41

Alagoas
20/05/2011 22:16:24

Hemoal necessita com urgência de sangue A, B e O negativos


Hemoal necessita com urgência de sangue A, B e O negativos
Divulgação

Com primeiraedição // Fonte ascom

 

A grande demanda de transfusões durante esta semana deixou em baixa o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Para se ter ideia, das 300 bolsas necessárias para funcionar normalmente, a unidade só possuía 171 até às 8 horas desta sexta-feira (20) e, neste total, não havia nenhuma bolsa de sangue A negativo e apenas duas de B negativo e quatro de O negativo.

 

Situação que pode comprometer o atendimento à população e, por isso, a direção do Hemoal apela para que os alagoanos possam se candidatar à doação. A unidade, que fica localizada na rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche, próximo ao Hospital Geral do Estado (HGE), estará funcionando até às 12 horas deste sábado (21).

 

Para os voluntários que estejam no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão está localizado na rua Dr Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Critérios para doação – Para se candidatar à doação, o voluntário deve ter idade superior a 18 anos, no mínimo 50 kg e comparecer ao local de doação portando um documento de identificação com foto. Segundo especificação do Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos.

 

É indispensável, ainda, que o voluntário compareça ao Hemoal ou ao Hemoar bem alimentado e, em se tratando das gestantes e lactante, não é permitida a doação. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses de intervalo para os homens e três para as mulheres.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News