24/04/2024 17:34:53

Municípios
16/05/2011 14:56:52

Igreja Nova comemora 119 anos de emancipação política


Igreja Nova comemora 119 anos de emancipação política
Matriz de Igreja Nova

Com aquiacontece // rafael medeiros

 

O município de Igreja Nova, distante 153 km da capital alagoana, comemora nesta segunda-feira, 16 de maio, seus 119 anos de emancipação política. A programação festiva que teve início às 8 horas com hasteamento dos pavilhões do Brasil, Alagoas e do município, em frente ao prédio da prefeitura, se estenderá até a noite, quando haverá shows em praça pública, com as bandas Nova Clic e Fogo na Saia.

 

Segundo relata a história, o município de Igreja Nova é um dos mais antigos de Alagoas, e o início de seu povoamento está ligado à exploração do Rio São Francisco, quando pescadores saídos da cidade de Penedo por volta do século XIX, fundaram um povoado denominando-o de Ponta das Pedras. Com o passar do tempo o lugar foi chamado de Oitizeiro, sendo em seguida erguida uma pequena capela em homeagem a São João Batista, até hoje padroeiro do município.

 

O nome Igreja Nova só foi dado ao local, depois que a capela desmoronou em 1908, ano em que frades alemães se uniram aos moradores para construir um dos mais belos templos católicos de Alagoas, hoje, a Paróquia de São João Batista, administrada pelo Frei Arnaldo Mota. 


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 41
Notícias Agora
Google News