26/04/2024 02:51:20

Geral
13/05/2011 09:23:52

Mitos e História: Alagoanos falam sobre a Sexta-Feira 13


Mitos e História: Alagoanos falam sobre a Sexta-Feira 13
Ilustração

Com cadaminuto // michelle farias

 

Quando ouvimos a palavra Sexta-feira 13 já ficamos logo assustados e lembramos todas as velhas superstições que a englobam, gatos pretos, espelhos quebrados, não passar por debaixo das escadas e muitos outros que acreditamos trazer azar, mas isso são apenas superstições, que nossa cultura adotou com o passar dos séculos.

 

Mas a superstição da Sexta-feira 13 surgiu com os romanos, e não tinha nada de azarento. Com o passar do tempo, alguns acontecimentos dados nesta época marcaram este dia.  Transformando a Sexta-feira 13 em um dia temido por muitas pessoas.

 

Outros dizem que a superstição começou na Última Ceia, sendo portanto, uma posterior releitura dos mitos originais, onde haviam 13 pessoas à mesa, às vésperas da crucificação de Jesus, a qual ocorreu em uma sexta-feira, sendo que o 13º convidado teria sido o traidor causador da morte de Jesus ( que no caso foi Judas).

 

A crença na má sorte do número 13 pode ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Porém em várias regiões do planeta, até em países cristãos, o número é estimado como símbolo de boa sorte, é que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte.

Fugir do azar é o que normalmente mais preocupa os supersticiosos, até por isso muitas vezes as pessoas se apegam a talismãs e amuletos. Apesar de terem a mesma função, proteger quem os usa, os amuletos são encontrados na natureza, são animais, minerais ou vegetais.

 

Já os talismãs são peças feitas pelo homem. O uso desses objetos é universal em quase todas as culturas e religiões, sendo apresentado e utilizado de diferentes formas nas diferentes partes do Mundo.

 

O CadaMinuto foi as ruas e buscou saber das pessoas se elas realmente acreditam nas superstições e o que fazem para espantar a má sorte.

 

A maioria dos entrevistados afirmaram que não se prendem às crenças da data, porém revelaram que não passam embaixo de escadas, batem na madeira quando vêem gato preto e acreditam na sorte que o amuleto oferece.

 

“Não me prendo a essas coisas, mas confesso que não gosto de passar embaixo de escada, e bato na madeira sempre que posso quando vejo um gato preto”, afirmou a jornalista Teresa.
Já para a funcionária pública Vanuzia Alves, a data é encarada com muito cuidado, e cheio de superstições.

 

“Aprendi com minha avó, não guardo objetos e principalmente, espelho quebrado. Não abro o guarda chuva dentro de casa e procuro não passar em frente à cemitérios a noite na sexta-feira 13”, afirmou.

 

Confira uma lista de superstições:

 

Lendas irlandesas dizem que de noite as bruxas se transformam em gatos pretos e permutam pela vila.


O perigo não é escada em si, mas o triângulo. É considerado grande falta de respeito à trindade (pai, filho, espírito santo) passar por dentro de um triângulo. Pessoas diziam que quem ousar fazer isso será castigado.


Andar ao pé cochinho ou para trás atrai desgraça
Nunca se deve cruzar os talheres
Nunca virar o pão ao contrário
Sal derramado é mal pressagio
Não se deve abrir o guarda chuva dentro de casa
Não se deve usar a vassoura depois do pôr do sol
Vestir acidentalmente a roupa ao avesso é sinal de que vai receber um presente.
Bater três vezes na madeira para afugentar a má sorte
Sacudir as migalhas da toalha a noite é jogar dinheiro fora
Quando for à casa de alguém pela primeira vez entre sempre com o pé direito



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News