18/04/2024 23:44:44

13/10/2007 00:00:00

Brasil


Brasil

O horário de verão entra em vigor na virada deste sábado (13) para domingo (14) em estados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e no Distrito Federal. Todos os relógios devem ser adiantados em uma hora à meia-noite de sábado para 1h de domingo.

Desta vez, o horário de verão vai durar 126 dias, até 16 de fevereiro de 2008, o que representa 14 dias a mais do que no ano passado.

A implantação do novo horário tem como principal meta a redução do consumo de energia nos horários de pico. A previsão de economia de energia é de 4% a 5% nos horários de maior consumo, segundo o Ministério de Minas e Energia.

Os estados do Norte e do Nordeste não têm horário de verão, mas a rotina das pessoas também muda. A partir de segunda-feira (15), os bancos no Nordeste abrem e fecham mais cedo: funcionam das 9h às 15h. Funcionários de aeroportos e passageiros também terão de se adaptar, já que as companhias aéreas seguem o horário de Brasília.

 Dicas para se adaptar

A professora titular de nutrição da USP e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais (SBAF), Jocilem Salgado, dá algumas dicas para ajudar na adaptação ao horário de verão.

1) Colocar o despertador para tocar um pouco antes da hora, porque o ruído e o próprio processo de despertar aumentam a quantidade de cortisol, um hormônio cuja produção cresce em situações de estresse. Quando chegar a hora de deixar a cama, o organismo terá mais energia e será mais fácil aceitar a determinação de que é preciso levantar.

2) Evitar bebidas alcoólicas e comidas pesadas, pois podem prejudicar o sono. Pular refeições causa queda no nível de açúcar o que pode resultar em cansaço.

3) Um banho quente antes de ir para cama pode ser uma alternativa se o sono demorar para chegar.

Fonte G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News