18/04/2024 01:51:55

05/05/2011 19:11:43

Rio Mundaú deve transbordar durante a madrugada, alerta Semarh


Rio Mundaú deve transbordar durante a madrugada, alerta Semarh
Rio Mundaú em União dos Palmares

Com tudonahora // carlos madeiro

 

As chuvas das últimas horas no município de Palmeirina (PE) aumentaram o nível de alerta das cidades banhadas pelo rio Mundaú. Segundo o coordenador da sala de situação da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), José Gino de Oliveira, como o rio está no limite de sua calha, ele deve transbordar nas próximas 10 horas.

 

Segundo ele, o problema foi causado pela chuva de 20mm nas últimas duas horas na cidade pernambucana. Com isso, o nível do rio na cidade subiu 40 cm. Segundo medição da Semarh na estação de União dos Palmares, o nível do rio aumentou 10 cm nas últimas quatro horas, e o nível deve crescer mais 20 cm até às 4h da manhã. Às 18h30, o nível do rio estava 3,75 metros acima do normal.

 

“Isso é preocupante porque deverá haver um pequeno transbordamento, alagando ruas e casas. Mas será um nível pequeno de água nas ruas, nada também parecido com 2010”, explicou.

Diante da constatação, a sala de situação emitiu um alerta às defesas civis de quatro municípios: União dos Palmares, Branquinha, Murici e Rio Largo – todas cidades cortadas pelos rios.

 

Gino explicou que o atual nível do rio está no limite, e qualquer aumento na quantidade de água deve gerar transbordamento. “O rio está muito próximo de sua calha e, consequentemente, de transbordar em alguns municípios”, disse, alertando que continua chovendo na região pernambucano – o que aumenta o nível de alerta.

 

Paraíba e Jacuípe

O rio Paraíba diminui de volume nas últimas horas. Segundo a sala de situação, o cenário é de tranquilidade na região. “O rio baixou um pouco. Em Atalaia, onde registrávamos o nível mais alto, o rio tinha 2,92m, há 4h, e agora está com 2,53 cm. Lá a situação sob controle, e a tendência é diminuir”, disse Gino.

 

Já em Jacuípe, o nível do rio de mesmo nome continua alto e a situação de caos na cidade deve continuar nas próximas horas. “O rio Jacuípe está oscilando muito pouco, e lá continua tudo alagado. E deve permanecer durante a noite toda e durante o dia também. Ele está 4,67m acima do normal. Ele chegou a 5,74 cm às 22h23 de terça-feira”, disse.

 

Defesa Civil: sem alterações


Apesar das chuvas, a Defesa Civil Estadual informou que não houve alteração no quadro de anormalidade nas últimas horas. Segundo os dados, Alagoas tem 4.029 pessoas desalojadas, 838 desabrigadas e mais de 600 prédios públicos privados e residenciais destruídos ou danificados.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 27
Notícias Agora
Google News