19/04/2024 04:31:42

05/05/2011 13:52:29

Riachos afluentes do Rio Mundaú transbordam e deixam familias desabrigadas em União


Riachos afluentes do Rio Mundaú transbordam e deixam familias desabrigadas em União
Ponte sobre o Rio Mundaú

antonio aragão //

Após quase vinte e quatro horas de chuva intermitente que provocou até um “apagão” na distribuição de energia em toda região serrana dos Palmares na madrugada de ontem até o inicio da manhã de hoje, os riachos Macacos e Canabrava (afluentes do Rio Mundaú nas proximidades da zona urbana de União dos Palmares) transbordaram causando transtornos a população ribeirinha.

Já existe um numero considerável de casas submersas e a comunidade desordenadamente procura retirar moveis e utensílios além de enfermos, crianças e idosos das residências, contando para isso com a ajuda auto cargas e caçambas particulares, repartições, voluntários e sobretudo da Prefeitura Municipal cuja secretaria de Viação deslocou para as áreas inundadas toda maquinaria e pessoal disponível para socorrer a população.

No Bairro Roberto Correia de Araújo (o mais populoso do interior de Alagoas e mais atingido pelas águas), estão parcialmente alagadas as Ruas Vereador Francisco de Morais Lins, Lindolfo Gomes Cabral, Alonso Costa Pereira, Alfredo do Vale e um pouco mais afastadas as ruas Luiz Gomes de Freitas e a conhecida ‘Rua da Linha’ havendo perigo também de ser inundado o ‘Beco do Roncador’.

Também a água represada pelo Rio Mundaú na margem da Avenida João Lyra Filho (principal via de acesso a cidade para quem transita pela BR-104) está próxima de, a exemplo de junho de 2010, atingir as dependências da antiga Industria de Beneficiamento de Leite São Domingos, que está sendo adaptada para outra indústria.

O Prefeito do Município Dr. Areski Freitas há pouco em entrevista a uma emissora de rádio local disse que “apesar do volume anormal de água, a população deve manter a calma, pois todos os funcionários do município estão empenhados em ajudar a comunidade”. Dr. Areski ainda disse que a previsão (segundo o serviço meteorológico da Usina Laginha), a chuva deve dar uma trégua.

Por outro lado, o Rio Mundaú no outro lado da cidade e que hoje já não mais tem em suas margens as Ruas Demócrito Gracindo, Jatobá e Juazeiro que ele mesmo destruiu no ano passado, e que recebe águas de dezenas de afluentes sendo o mais importantes deles o Rio Canhoto que nasce em Pernambuco, a água embora bastante avolumada ainda não saiu do seu leito.

Até agora não houve registro de vitimas – Apesar da proximidade com o Rio, Policia Rodoviária Federal que o fluxo de veículos é normal na Br-104.


Galeria




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 28
Notícias Agora
Google News