19/04/2024 15:25:14

03/05/2011 16:46:51

'Alarme falso' assusta população de União dos Palmares


'Alarme falso' assusta população de União dos Palmares
Ilustração

Com alagoas24horas // danielle silva

 

Os moradores do município de União dos Palmares ficaram apavorados com a notícia de que duas barragens localizadas no município de Gravatá, no Estado de Pernambuco teriam se rompido e que o volume de água atingiria os municípios da região do Rio Mundaú, a começar pelo município de União dos Palmares, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes de junho do ano passado.

O carro de som da prefeitura saiu às ruas da cidade alertando as comunidades ribeirinhas de Canabrava, Macaco e de todo o entorno do Rio Mundaú que deixassem suas casas e retirassem os pertences para evitar maiores prejuízos. O alerta de nova enchente deixou os moradores em pânico. Em pouco tempo a notícia se espalhou e muita gente recolheu tudo o que possuía e saiu em busca de abrigo.

Em entrevista por telefone, o prefeito da cidade Areski Freitas, o Kil, disse ao Alagoas24Horas que recebeu um informe da Defesa Civil solicitando que a prefeitura alertasse a população sobre o perigo eminente de nova enchente em função da situação caótica vivenciada pelos municípios do Estado de Pernambuco. Somente depois de divulgar o alerta, o prefeito foi informado que havia ocorrido um engano da Defesa Civil, que tinha confundido Palmares (PE) com União dos Palmares (AL).

O fato é que o alarme falso chegou a outros municípios, a exemplo de São José da Laje - também atingido pelas chuvas de 2010 - onde a população apavorada temia que a situação de calamidade pública se repetisse.

Após os esclarecimentos, o prefeito mandou retirar o carro de som das ruas, no entanto, muitas famílias desinformadas continuam vagando à procura de um abrigo seguro para se instalar.

Comunicado Oficial

Para tranquilizar as populações dos municípios banhados pelos rios Mundaú e Paraíba, atingidos pelas enchentes do ano passado, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente esclarece que as bacias hidrográficas desses rios apresentam normalidade quanto aos seus níveis e por isso, não há risco de enchentes nessas regiões.

O Diretor de Gestão Ambiental, José Gino de Oliveira, explicou que as chuvas que caem no Estado de Pernambuco estão escoando em uma bacia distante dos rios citados. A assessoria de comunicação reforçou que a secretaria está realizando o monitoramento 24 horas e que apenas o Rio Jacuípe, no município de mesmo nome, faz fronteira com município pernambucano.

“As chuvas estão atingindo o Litoral Norte, fronteira com Pernambuco, e afetando as cidades de Jacuípe, Jundiá, Campestre e Novo Lino. As equipes da Defesa Civil Estadual, que estavam em Maragogi, já foram deslocadas para esses municípios e estão tomando as devidas providências emergenciais”, finaliza a assessoria.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 31
Notícias Agora
Google News