29/03/2024 11:57:42

12/10/2007 00:00:00

Religião


Religião

O Brasil católico viveuma grande festa hoje, dia 12 de outubro, quando se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. No dia de hoje todo o Brasileiro celebra comparecendo há várias igrejas católicas, principalmente no Santuário Nacional de Nossa Aparecida - interior de São Paulo -, o maior centro de peregrinação do país. Só para hoje são esperadas cerca de 45 mil pessoas.

As comemorações na capital alagoana começarão com uma procissão em homenagem a padroeira. Além disso, em diversos bairros da cidade as paróquias farão pequenas procissões e missas em ação de graça. Veja maiores informações abaixo.

Achada no Rio

A devoção a Nossa Senhora Aparecida começou no ano de 1717, quando uma imagem da santa foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Ela recebeu este nome, devido ao fato de ter “aparecido” para os pescadores, quando estes jogaram suas redes no rio.

A imagem da santa foi encontrada nas águas do rio Paraíba, interior de São Paulo, há 290 anos. Pode-se dizer que a santa negra tinha a imagem e semelhança da maioria dos brasileiros, motivo de explicação de tanta fé.

A santa foi legitimada padroeira do Brasil pelo papa Pio XI, em 16 de julho de 1930, através de decreto. Um ano depois, em 31 de maio, a proclamação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida como padroeira do Brasil, foi realizada no Rio de Janeiro, antiga capital brasileira, durante o governo do presidente da república, Getúlio Vargas.

Nossa Senhora Aparecida é uma das duas únicas santas negras do país. Segundo a lenda, a imagem feita de terracota, que seria de coloração clara, ficou escurecida por causa do tempo em que passou no fundo do rio, coberta de lodo. Os fiéis preferiram não clarear a imagem e esta se tornou a representação da virgem negra.

Programação de Maceió

Procissão de Nossa Senhora Aparecida

Quando: hoje, 12 de outubro, a partir das 16h

Local da saída: Igreja de Nossa Srª Aparecida

Rua Rodrigo Acioli Mota, 79, Gruta (transversal da av. Rotary)

Após a procissão, que percorrerá as principais ruas do bairro, será celebrada uma missa.



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News