29/03/2024 06:24:14

Alagoas
02/05/2011 15:40:34

Apenas 5,4% dos eleitores de AL fizeram recadastro biométrico


Apenas 5,4% dos eleitores de AL fizeram recadastro biométrico
Desembargador Orlando Manso Presidente do TRE

Com oparanews // Fo9nte gazetaweb

 

O presidente recém empossado do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE), Orlando Manso, afirmou, na manhã desta segunda-feira (2), que a conclusão do recadastramento biométrico – iniciado em 2009 – será o maior desafio do TRE para o próximo biênio. Manso informou que, até o momento, apenas onze municípios passaram pelo recadastramento, o que representa 5,4% do eleitorado.

 

“A recomendação do Tribunal Superior Eleitoral é que o recadastramento seja concluído até o início do próximo ano, como prevê a lei. Alagoas conta, atualmente, com mais de 2 milhões de eleitores e apenas 5,4% foram recadastrados. Sem dúvidas, será um grande desafio para o TRE implantar a biometria nos 102 municípios. Mas, nós vamos fazer o possível para cumprir a recomendação do TSE”, observou o presidente.

 

Manso acrescentou que, além da conclusão do recadastramento biométrico, a construção de um novo prédio para abrigar o TRE estará em pauta nos próximos anos. “A sede atual do TRE é obsoleta e não atende mais às demandas dos servidores. Está na hora do tribunal ganhar uma nova sede. Não sabemos se vamos concluir a obra, mas queremos, pelo menos, comprar o terreno e dar início à construção”, afirmou.

 

Conforme o presidente do TRE, a situação financeira do tribunal é confortável, mas depende de recursos enviados pelo TSE. “O TSE enviou, em 2011, cerca de R$ 2 milhões para que o TRE continuasse o recadastramento biométrico, que custará, no total, mais de R$ 8 milhões. Nós dependemos dos recursos federais para continuar as ações em Alagoas. Mas acreditamos que não teremos problemas”, ponderou Manso.


Eleições e Ficha Limpa

 

O presidente do TRE não descartou a possibilidade de solicitar apoio de tropas federais para eleições do próximo ano, mas ressaltou que a decisão vai depender de pedidos de juízes eleitorais. “Se houver necessidade, nós vamos solicitar o apoio para as áreas consideradas mais violentas. Não está descartada a possibilidade. Nós vamos pedir, com certeza, o apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Federal”.

 

Manso acrescentou que não acredita que a Lei do Ficha Limpa cause polêmicas nas próximas eleições, como aconteceu no ano passado. “Nas eleições passadas ainda existiam dúvidas sobre a aplicação. No entanto, agora, não há dúvidas. É provável que grandes figuras do cenário político alagoano percam espaço nas eleições”, expôs.

 


 



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News