26/04/2024 17:01:37

11/10/2007 00:00:00

Interior


Interior

O ex-presidente da Câmara Municipal de Pilar, Oziel Barros, foi eleito hoje o novo prefeito do município, após o afastamento do então prefeito Marçal Prado (PSDB), acusado de improbidade administrativa. Barros ganhou o cargo em eleição indireta na Câmara Municipal.

Oziel Barros assume a prefeitura após ser vereador por quatro mandatos. Como o vice-prefeito de Pilar, Beto Campanha, foi assassinado e Prado foi afastado, se seguiu um trâmite legislativo que prevê a eleição indireta. Oziel foi candidato único, sendo apenas conduzido pela Câmara ao cargo de prefeito.

De acordo com o advogado da Câmara, Diogo Albuquerque, a lei não impõe que seja feito uma solenidade específica para a posse do vereador num caso como esse, mas apenas uma sessão solene. “Ele já passa a assumir a prefeitura. Nesta tarde, ele participa de reuniões para avaliar as medidas que serão tomadas amanhã pela manhã, no primeiro dia no cargo”, afirmou o advogado.

Afastamentos

Marçal Prado foi afastado do cargo pelo juiz da comarca de Pilar, Rodolfo Ozório Gatto, em 14 de junho por improbidade admnistrativa. A decisão do juiz foi monocrática e atende às denúncias feitas pelo Ministério Público, de que o prefeito e mais 17 pessoas são acusados de improbidade administrativa. No dia 10 do mês passado, o mandato do prefeito foi cassado pela Câmara.

De acordo com as denúncias do Ministério Público, entre as irregularidades constatadas, estão licitações fraudulentas para locação de veículos, pavimentação de ruas, obras de reformas de escolas e de jardinagem.

Entre os 18 acusados que foram afastados, estão o prefeito Marçal Prado, o secretário de infra-estrutura, Geraldo Carvalho; Oscar Cavalcante Alves, filho do secretário de Urbanismo; o presidente e integrantes da Comissão Permanente de Licitação, Antônio Melo de Messias, Nathalie Loiuse de Oliveira Carvalho, Francélio Rodrigues da Silva, José Benedito Leite, Everaldo Prado, Genilda Medeiros de Omena e Telma Lúcia Tavares Prado, a mulher de Marçal Prado, dentre outros empresários.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News