26/04/2024 19:44:13

Alagoas
25/04/2011 21:58:50

Bebês prematuros da UTI da Santa Mônica precisam de doação de leite


Bebês prematuros da UTI da Santa Mônica precisam de doação de leite
Divulgação

Com alagoas24horas // F0ntre wedja santos ascom santa monica

 

Os bebês prematuros internos na UTI da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM) estão correndo o risco de ficar sem o principal alimento - o leite materno -, devido o desabastecimento do Banco de Leite Humano da unidade maternal.

Segundo Andréa Pinheiro, coordenadora do setor, a maiorias das mães internas está impossibilitada de doar leite devido a problemas de saúde, doenças que podem ser transmitidas pelo leite materno ou uso de medicamentos que impedem a amamentação.

“Mais uma vez apelamos para as mães alagoanas com excesso de leite, para que não desperdicem este alimento que tem uma importância muito maior para os bebês prematuros, pois auxilia na recuperação dos mesmos”, apela Andréa.

Para se tornar doadora as mulheres com excesso de leite podem procurar a maternidade, localizada na av. Comendador Leão, no Poço, ou ligar para o número (82) 3315.4434.

A doadora deve estar saudável, ou seja, quem fez o pré-natal, basta apresentar os exames realizados durante o período. Quem não tem os exames, pode fazê-los na própria maternidade. Os exames realizados detectam doenças que inviabilizam a doação do leite, como é o caso da AIDS, hepatite, toxoplasmose, entre outras.

“Trata-se de cuidados para garantir a saúde do bebê prematuro. Porém, a partir do primeiro contato, o BLH encaminha um Bombeiro ou um profissional do setor para orientar a doadora, auxiliar no processo de ordenha ou buscar o leite doado”, ressalta a coordenadora.

Além da doação do leite materno, Andréa explica que toda população pode contribuir com a iniciativa: “precisamos de vidros de maionese ou café solúvel para armazenamento e pasteurização do leite”. Ela reforça, que devido a escassez do material em virtude do uso de sachês pelas indústrias, a maternidade vem tendo dificuldade também para conseguir o material.



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News