26/04/2024 06:53:40

Alagoas
20/04/2011 09:54:28

São José da Tapera agora tem Samu


São José da Tapera agora tem Samu
Divulgação

Com assessoria //

 

Os sertanejos de São José da Tapera, no alto Sertão de Alagoas, já podem comemorar a chegada do Samu 192, que desde ontem (18), está operando naquela região. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador Teotônio Vilela Filho, prefeito do município, Jarbas Pereira Ricardo e do diretor de Atenção Pré-hospitalar da Secretaria da Sesau, Iracildo Camelo Júnior que, na ocasião, representou o secretário da Saúde, Alexandre Toledo, que participava de visita técnica no interior de Pernambuco.

 

A nova base descentralizada do Samu faz parte da II Macro Região, que fica localizada em Arapiraca e vai garantir cobertura para 45 mil habitantes da região. “É um trabalho que os profissionais do Samu realizam com competência e muita dedicação, e não poderia ser diferente, porque o mais importante para os profissionais é salvar vidas e isso está acontecendo com eficácia”, destacou o governador, Teotônio Vilela Filho, confirmando que a cada 30 km irá colocar uma base do Samu para levar o atendimento de urgência e emergência para todo o povo alagoano.

 

O governador lembrou que uma Base do Samu não é apenas um grupo de servidores, mas é toda uma rede de atendimento que foi planejada pelos técnicos e profissionais, que se dedicam para que o atendimento seja realizado num tempo-resposta o mínimo possível e com isso possa salvar mais vidas, a exemplo do que ocorre com o Aeromédico (UTI aérea), que a partir de hoje estará disponível para todos os sertanejos da região.

 

“Ninguém consegue medir a importância do Samu no município. A gente só saberá quando um parente ou um amigo precisar dos serviços dos profissionais”, disse o prefeito, agradecendo ao governador Teotônio Vilela a vinda do Samu para o município. “É fundamental esse investimento porque mostra a parceria sólida entre o governo estadual e o municipal, não só na área de saúde, mas também na agricultura, educação, na segurança e nos demais segmentos", completou Jarbas Ricardo.

 

"O Samu é apenas essa ambulância, representa muito mais. É uma rede de serviço, que a partir de hoje estará disponível para atender, prioritariamente, as urgências e emergências da população. Disse que a partir de agora todo cidadão que precisar do serviço pode telefonar gratuitamente para o número 192. Do outro lado da linha, estará um grupo de técnicos auxiliares de regulação médica, condutores socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos que estarão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias, seja feriado ou não", explicou.

 

Além da Base do Samu de São José da Tapera, a população da região também terá disponíveis os serviços do Aeromédico (UTI aérea) e de uma Unidade de Suporte Avançado Neonatal (UTI móvel). Para acionar os serviços da aeronave ou da ambulância Neonatal basta a população entrar em contato pelo número 192, a partir de uma chamada telefônica.

 

Bases do Samu – Hoje Alagoas dispõe de 27 bases, das quais duas Centrais: Maceió, que tem como Bases os municípios de Viçosa, União dos Palmares, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Murici, Coruripe, Joaquim Gomes, São Luiz do Quitunde, Maragogi, Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Barra de Santo Antônio e Rio Largo; e a Central de Arapiraca fazem parte os municípios: Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Ouro Branco, Maribondo, Porto Real do Colégio, Campo Alegre, Cacimbinhas, Girau do Ponciano, Mata Grande.




Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News