20/04/2024 07:20:21

Alagoas
13/04/2011 20:57:40

Servidores da Educação Estadual farão paralisação de 72 horas


Servidores da Educação Estadual farão paralisação de 72 horas
Sinteal reunido

Com tudonahora // josenildo tôrres

 

Inconformados com o reajuste de 5,91% anunciado pelo governo do Estado, os trabalhadores da Educação farão uma paralisação de 72 horas a partir da próxima segunda-feira (18). O movimento terá início às 9 horas, com uma mobilização em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), segundo a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal).

 

Além de reivindicarem um reajuste salarial maior, os trabalhadores apresentaram uma lista com 19 pontos de reivindicação. De acordo com a presidente do Sinteal, Célia Capistrano, elas dizem respeito à mudança de faixa dos professores que se capacitaram e fizeram curso superior, agilidade na concessão de aposentadorias, e melhorias na estrutura física nas escolas, já que em grande parte delas faltariam carteiras e, inclusive, diários escolares.

 

“O reajuste salarial não é satisfatório, mas temos uma longa pauta de reivindicações para discutir com o governo do Estado. Temos direito de reivindicar melhores condições de trabalho, melhor remuneração e vamos lutar para obter esses direitos, que são garantidos por lei”, frisou Célia Capistrano.

 

Diálogo

 

Na última sexta-feira (8), em entrevista ao Tudo na Hora, o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) disse que o anúncio de reajuste para os servidores públicos "não fecha a porta de negociação". As declarações ocorreram ao ser questionado sobre o fato de sindicalistas anunciarem a possibilidade de deflagrarem greves em várias áreas da administração estadual.

 

De acordo com Vilela, o percentual apresentado é o possível para a atual realidade do Estado, que esbarra na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Eu, assim como qualquer outro gestor deste país, gostaria de aumentar os salários dos servidores para deixá-los satisfeitos. Mas, infelizmente, nem sempre isso é possível, como é o caso de Alagoas atualmente. Mesmo assim, estou disposto a dialogar e negociar, como sempre estive”, assegurou.

 

De acordo com o secretário de Estado da Gestão Pública, Alexandre Lages, o reajuste linear de 5,91% acarretará um impacto de R$ 9 milhões na folha de pagamento do Estado. Atualmente, segundo informou ao Tudo na Hora, ela consome R$ 163 milhões mensais. Mas a presidente do Sinteal afirma que, “para corrigir as perdas acumuladas em quatro anos, cujo reajuste foi zero, seria necessário um percentual mínimo de 25,08%”.

 

O que diz a SEE

 

Segundo a assessoria de imprensa da SEE, o secretário Rogério Teófilo está pronto para dialogar. Quanto à pauta de reivindicações, uma equipe técnica da pasta está analisando os pontos reivindicados. "A pauta está sendo amplarmente analisada pelos técnicos da SEE, porque ela é muito extensa. Só então, será elaborado um relatório conclusivo e o secretário se manifestará para afirmar quais dos pontos serão cumpridos ou, quem sabe, todos eles".


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News