26/04/2024 20:23:55

Municípios
13/04/2011 08:56:25

Vereadores de Traipu aprovam CEI para investigar desvios na educação e na merenda


Vereadores de Traipu aprovam CEI para investigar desvios na educação e na merenda
Câmara de Vereadores de Traipu

Com oopsnet // Fonte tudo na hora

 

Numa sessão com a casa lotada de professores e sob forte esquema de segurança da Polícia Militar, a Câmara Municipal de Traipu aprovou, na tarde desta terça-feira (12), a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI). O objetivo é investigar denúncias de irregularidades na área de Educação, que teriam sido praticadas pelo prefeito do município, Marcos Santos.

 

As denúncias foram apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal), e apontam supostos desvios de recursos destinados à aplicação nas escolas municipais e na merenda escolar. Com a deflagração da Operação Mascotch, da Polícia Federal – que constatou desvio de dinheiro da merenda em vários municípios e resultou em prisões de autoridades municipais e empresários -, a pressão para criar a CEI acabou dando resultado.

 

O vereador Erasmo Dias apresentou o requerimento para criar a CEI com mais duas assinaturas, além da dele. Com as três assinaturas, garantiu o apoio de 1/3 dos 9 vereadores, o que já assegurava a aprovação do requerimento. A presidente da Câmara, vereadora Conceição Tavares, anunciou a criação da CEI, cujo presidente será o próprio Erasmo, e terá prazo de 120 dias para concluir suas investigações e apresentar um relatório.

 

A sessão transcorreu sem sobressaltos, apesar do clima inicialmente tenso com a presença de muitos professores e do reforço policial. O prefeito Marcos Santos não apareceu para se defender das denúncias. Depois de encerrada a sessão, o vereador Erasmo Dias revelou ao Tudo na Hora que está se sentindo ameaçado e vai pedir proteção à Secretaria de Defesa Social. Ele contou que tem sido seguido em Traipu e tem recebido ameaças veladas, inclusive por telefonemas.

 

Os professores que foram à Câmara apresentaram uma pauta de reivindicações, entre elas a aplicação do piso salarial nacional e o rateio, entre os professores, das sobras financeiras do Fundeb – eles acusam o prefeito de se apropriar desses recursos excedentes, que deveriam ser distribuídos entre os educadores.


 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News