26/04/2024 17:38:15

07/10/2007 00:00:00

Interior


Interior
O vereador Tarcizo Freire (PMDB), entrou com um mandado de segurança na Justiça Eleitoral de Arapiraca, na sexta-feira (5), contra a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal 01/2007, aumentando de 13 para 15 o número de vereadores em Arapiraca.

O projeto foi aprovado em primeira discussão e deverá retornar na próxima terça-feira (8).

A medida cautelar que foi entregue pelo próprio vereador e por seu advogado Ivens Alberto de Albuquerque e o Defensor Público, Othoniel Pinheiro, que não estava presente, mas também está acompanhando.

Segundo Tarcizo Freire, existem três PECs (Projetos de Emendas Constitucionais) tramitando no Congresso Nacional que tratam do assunto e que ainda estão sendo discutidas pelos deputados federais.

Ele disse que o mandado de segurança baseia-se no fato, de que de acordo com a resolução já baixada pelo Tribunal Superior Eleitoral, houve regulamentação no número de vereadores, onde cidades com população de 101 a 200 mil habitantes, o número de vereadores poderá chegar até 19, o que no seu entender, a matéria é inconstitucional.  

“Se o TSE julgar que é legítimo, que aumente para 50 ou 100 vereadores, mas a revelia como foi feito na Câmara Municipal de Arapiraca, principalmente porque também sou vereador e não participei da primeira votação, não aceito de jeito nenhum e continuo defendendo que sejam 13”, desabafou Freire.

Para o parlamentar, as câmaras municipais não podem legislar acima das leis federais, argumentando, que entraria no outro dia com uma liminar na justiça para barrar a aprovação da proposta de emenda.

O parlamentar ressaltou ainda, que se a proposta realmente for votada e aprovada, a lei entrará em vigor já partir de 2008, possibilitando a convocação de mais três suplentes da eleição anterior, uma vez que a cidade de Arapiraca tem 13 representantes.

“Ao invés de se tentar aumentar o número de vereadores em Arapiraca, é preciso que antes se lute para trazer para o município, empresas que possam gerar emprego e renda para uma população que vive passando fome e sem trabalho”, disse Freire. 

 

“Não vou permitir que isso aconteça, pois sempre fui contra o aumento no número de vereadores em Arapiraca, mas serei favorável, se a lei for aprovada no Congresso Nacional”, salientou o vereador Tarcizo Freire.

Ele defendeu ainda, que antes de se pensar em tomar tal decisão, era necessário convocar a própria sociedade para debater o assunto com os partidos que também são os mais interessados para que as siglas consideradas pequenas tenham a oportunidade de se organizarem para suas futuras coligações.

   

por Assessoria Câmara Municipal de Arapiraca



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News