26/04/2024 15:12:27

07/10/2007 00:00:00

Política


Política

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), pretende abrir na próxima quarta-feira, dia 10, uma investigação para apurar se o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), mandou espionar senadores adversários.

"Se confirmadas as denúncias, é intolerável um caso de espionagem em relação a qualquer senador. A intimidade dos parlamentares não pode ser violada sob qualquer pretexto", disse o senador, segundo sua assessoria de imprensa.

Segundo o senador Demóstenes Torres, um assessor de Renan, Francisco Escórcio, tentou espionar ele e o senador tucano Marconi Perillo (GO). O objetivo seria intimidá-los por serem dois dos principais opositores do presidente do Senado.

De acordo com Demóstenes, na última sexta-feira (28), ele se encontrou com o ex-deputado goiano e empresário Pedrinho Abrão, que contou ter sido procurado por Escórcio. O encontro teria ocorrido no escritório do advogado Eli Dourado, em Goiânia (GO).

O plano, diz Torres, era grampear telefones dos dois senadores e fotografá-los embarcando em jatinhos da região. Abrão é dono de uma empresa de aviação em Goiânia.

'Laranjas'

O corregedor do Senado disse também que abrirá uma investigação preliminar para apurar se o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), teria veículos de comunicação em Roraima.

Segundo a revista "Veja", o senador seria o verdadeiro dono da TV Imperial e da Rádio Equatorial. Jucá é um dos principais aliados dos presidente da Casa.

A lei de telecomunicações impede que parlamentares tenham a direção ou a gerência em emissoras de radiodifusão. Romeu Tuma declarou que pedirá ajuda à Polícia Federal (PF) se avaliar necessário.

O G1 tentou contato com o senador Romero Jucá na tarde deste sábado (6) e aguarda retorno.

Fonte: Portal G1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News