29/03/2024 09:50:51

Alagoas
15/03/2011 11:04:19

Escolas estaduais realizam Provinha Brasil no dia 31 de março


Escolas estaduais realizam Provinha Brasil no dia 31 de março
Ilustração

Com agênciaalagoas // ana paula lins

 

As unidades da rede estadual de educação participam, no dia 31 de março, da Provinha Brasil, uma ação do Ministério da Educação (MEC) que avalia as habilidades de leitura e escrita dos alunos do 2º ano de escolarização. Esta é a primeira etapa do certame, que será repetido no final do ano letivo, o que permite aos professores verificar o que foi agregado à aprendizagem das crianças. Em Alagoas, estudantes de 172 escolas públicas estaduais responderam à avaliação no ano de 2010.

O material para a aplicação da avaliação será distribuído esta semana e as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) devem procurar a Gerência de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) para buscar as provas.


Nesta primeira etapa de aplicação da Provinha Brasil, o objetivo é diagnosticar o desempenho dos alunos durante a fase inicial do processo de alfabetização. “A avaliação nos permite verificar o domínio de escrita e leitura das crianças, as suas dificuldades e quais ações pedagógicas precisarão ser consolidadas ao longo do ano”, explica o gerente de Avaliação Educacional da Secretaria, Ademir Oliveira.

A superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Ângela Costa, conta que os resultados apresentados nesta primeira fase influenciarão o planejamento das atividades em sala de aula. “Com esses dados em mãos, o professor vai planejar o seu trabalho de forma a atender às demandas apresentadas pelos estudantes e, no final do ano letivo, quando for aplicada a segunda etapa da prova, verá se essas ações obtiveram o resultado esperado”, pontua.




Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News